Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Aniversário oficial é no dia 21 de agosto, mas há atrações durante todo o mês
Continua depois da publicidade
Parque Ibirapuera comemora 70 anos em agosto | Rodrigo Pivas/Gazeta de São Paulo
Comemorado no dia 21 de agosto, o aniversário de 70 anos do Parque Ibirapuera oferece uma série de eventos culturais, socioambientais, esportivos e artísticos gratuitos para celebrar a data. A programação conta com apresentações musicais na Arena da Marquise, além de shows no Auditório Ibirapuera.
Continua depois da publicidade
No próximo sábado (10), por exemplo, a Orquestra Furiosa irá apresentar clássicos do samba de todos os tempos, com músicas de Pixinguinha, que esteve na inauguração do Parque Ibirapuera, em 1954.
Ele será homenageado com o samba 'Um Mundo Melhor', criado em parceria com Vinícius de Moraes. O evento será no Auditório Ibirapuera, às 16h. Serão 800 vagas disponíveis para assistir à apresentação, que serão distribuídas por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia.
Entre as atrações mais esperadas está a apresentação do monólogo “Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir”, com a própria atriz, no Auditório do Ibirapuera, no próximo dia 18, às 19h.
Continua depois da publicidade
Os ingressos gratuitos estarão disponíveis na plataforma Sympla, a partir das 18h, do dia 12 de agosto.
O Parque Ibirapuera é um dos locais mais emblemáticos da cidade de São Paulo e um dos parques mais visitados da América Latina. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954, durante as comemorações dos 400 anos do município.
O projeto do Parque foi feito pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello, Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes.
Continua depois da publicidade
Ao longo da história, o local se tornou espaço destinado ao lazer e à cultura, atraindo milhares de pessoas diariamente, seja para visita aos museus e exposições ou para atividades de lazer ou esportivas.
Como parte das festividades, a Urbia, concessionária responsável pela administração do parque, lançou a logomarca “Ibira 70”.
No Auditório Ibirapuera, às 16h, a Orquestra Furiosa irá apresentar clássicos do samba de todos os tempos, com músicas de Pixinguinha, que esteve na inauguração do Parque Ibirapuera, em 1954, e será homenageado com o samba 'Um Mundo Melhor', criado em parceria com Vinícius de Moraes.
Continua depois da publicidade
No palco da Arena da Marquise, às 11h30, será apresentado por estudantes e professores da Escola de Música, o Show da Música Popular Brasileira, com repertório repleto de MPB.
'Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir', às 19h, no Auditório do Ibirapuera. A apresentação gratuita será no anfiteatro do teatro, com projeção, som e imagem de alta definição voltada para o gramado na parte de trás do espaço.
O espetáculo terá 75 minutos de leitura, que aborda o feminismo e a relação com o filósofo Jean-Paul Sartre. Ao final, o palco se abrirá para o gramado para um emocionante momento de agradecimento da atriz ao público.
Continua depois da publicidade
A retirada de ingressos será pela plataforma Sympla, a partir das 18h, do dia 12 de agosto. A capacidade do espaço será para 792 pessoas, no antiteatro, e 15 mil pessoas, na área externa.
O Grupo Quinjazz, que nasceu na Escola de Música do Parque Ibirapuera, também fará uma apresentação que vai do jazz à bossa nova a partir das 11h30.
O Duo Anamauê, formado por Tuco Cerutti e Karolina Barbosa, se apresentará às 11h30 e irá explorar as barreiras do que constitui a linguagem de dentro e de fora da música.
Continua depois da publicidade
O trabalho dessa dupla de estudantes da Escola de Música do Parque Ibirapuera é centrado na compreensão de como cada música, seja ela com letra ou puramente instrumental, traz uma narrativa única que contribui para a formação de discursos poderosos e reveladores sobre nossa identidade e cultura.
Por meio de um repertório que inclui composições de diversos artistas de todo o Brasil, o duo responderá a uma pergunta central: 'qual é a linguagem da Música Popular Brasileira?', criando assim uma experiência musical rica e diversificada.
A administradora do parque recomenda que os frequentadores levem itens como protetor solar (durante o dia), água, lanches leves e protetor contra chuva (caso chova) para desfrutar da atmosfera festiva.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade