Frio derruba temperaturas em São Paulo e termômetros chegam a 7,2°C neste sábado

Defesa Civil Municipal mantém o estado de atenção para baixas temperaturas

Apesar do início gelado do dia, a redução da nebulosidade permitiu o predomínio do sol ao longo da manhã e da tarde/

A cidade de São Paulo registrou mais uma madrugada de frio intenso neste sábado (6/6), com temperaturas que chegaram a 7,2°C em algumas regiões da capital.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, os menores índices foram observados nos bairros de Parelheiros e Capela do Socorro, na zona sul. Já na região central, a temperatura mínima ficou em 13,7°C.

Apesar do início gelado do dia, a redução da nebulosidade permitiu o predomínio do sol ao longo da manhã e da tarde. Com isso, os termômetros devem alcançar cerca de 22°C, enquanto a umidade relativa do ar permanece próxima dos 50%. Não há previsão de chuva para este sábado.

Defesa Civil Municipal mantém o estado de atenção para baixas temperaturas desde o dia 28 de maio, diante da permanência da massa de ar frio sobre o estado. Segundo os modelos meteorológicos mais recentes, o tempo seco deve continuar pelos próximos dias, com possibilidade de mudança apenas a partir da próxima semana, quando a chuva pode voltar a atingir a capital paulista e outras regiões do estado.

Temperaturas seguem baixas

A previsão para o domingo (7/6) indica poucas mudanças nas condições climáticas. A madrugada deve registrar temperaturas em torno de 11°C, mantendo a sensação de frio. Durante a tarde, o sol aparece entre poucas nuvens e a máxima deve atingir aproximadamente 22°C.

Na segunda-feira (8/6), o cenário permanece semelhante. Os termômetros devem marcar cerca de 11°C nas primeiras horas do dia, enquanto a máxima prevista é de 23°C. Os índices de umidade relativa do ar podem cair para 42%, reforçando o padrão de tempo seco e estável. Também não há previsão de chuva.

Alerta para queda de temperatura

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um alerta amarelo de perigo potencial devido às baixas temperaturas registradas em diversas regiões do País.

O aviso abrange aproximadamente 2,6 mil municípios em estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Além do frio, há possibilidade de geada em áreas de maior altitude, especialmente na Serra da Mantiqueira e na Serra Catarinense.

O alerta inclui municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Piauí, Tocantins e Distrito Federal.

A expectativa é que as condições de tempo seco comecem a perder força a partir da metade da próxima semana, quando novas áreas de instabilidade poderão provocar o retorno das chuvas ao estado de São Paulo.