Governo recomenda uso de máscaras em São Paulo

O decreto será publicado nesta sexta-feira (24); Doria também anunciou que o Estado já recebeu R$ 500 milhões em doações para o combate ao novo coronavírus

Doria reafirmou que apenas pessoas com extrema necessidade devem sair de casa

Doria reafirmou que apenas pessoas com extrema necessidade devem sair de casa | Governo do Estado de São Paulo

Na coletiva de imprensa desta quinta-feira (23), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que determinará a partir desta sexta-feira a recomendação do uso de máscaras pela população.

Continua após a publicidade

“O decreto do governo do estado de São Paulo, que será publicado no diário oficial de amanhã, recomendará o uso de máscaras nos 645 municípios do estado de São Paulo. Há alguns municípios onde prefeitas e prefeitos já acertadamente promoveram essa orientação localmente, como fez aqui [na Capital] Bruno Covas. Agora nós estamos estendendo a todos os demais municípios a recomendação para o uso de máscaras”, disse Doria.

Continua após a publicidade

No dia 16 de abril, um primeiro decreto recomendando o uso de máscaras foi publicado no diário oficial.

Continua após a publicidade

Segundo Doria, a recomendação não altera a importância do isolamento social durante a quarentena e reafirma que apenas pessoas com extrema necessidade devem sair de casa.

Continua após a publicidade

“É importante que essa recomendação seja seguida pelas pessoas que em caso de extrema necessidade precisam sair de suas casas. Isso não tira a obrigatoriedade, a recomendação de salvar vidas que é ficar em casa, mas se você tiver que ir a um supermercado, a uma farmácia, ou a um estabelecimento onde há essencialidade da sua ida até ele vá de máscaras e podem usar as máscaras de pano que são aceitáveis pela medicina”, afirmou.

Continua após a publicidade

Ainda na coletiva, o governador informou que 118 empresas doaram R$ 500 milhões para ações de combate ao novo coronavírus.

Continua após a publicidade

“Quero anunciar que chegamos ontem a meio bilhão de reais, R$ 500 milhões em doações privadas em ações de combate ao coronavírus. Empresas e pessoas do estado de São Paulo estão sendo solidárias com a crise e, principalmente, com quem mais precisa. Quero agradecer a 118 empresas que fizeram doações no grupo empresarial solidário que já se reúne há cinco semanas e que alcançou e ultrapassou a barreira de meio bilhão de reais em doações, é o maior conjunto de doações coletivas realizadas durante esta crise”, informou Doria.

Continua após a publicidade

As empresas integram o Grupo Empresarial Solidário, que reúne representantes da sociedade civil e do setor privado.