A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 12 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Itens históricos da cultura afro são encontrados em obras do Metrô São Paulo

Movimento acredita que objetos datam do final do século 19, embora o Iphan afirme que objetos estão em análise

Crisley Santana

21/10/2024 às 14:30  atualizado em 26/11/2024 às 13:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Obras de escavação no Metrô da Linha 6-Laranja do Metrô de SP

Obras de escavação no Metrô da Linha 6-Laranja do Metrô de SP | Divulgação/Linha Uni

Novos itens arqueológicos foram descobertos nas obras da Estação 14 Bis-Saracura, da futura Linha 6-Laranja do Metrô, no centro de São Paulo. Os achados incluem fios de contas, conchas e uma imagem que pode representar a divindade Exu da cultura afro-brasileira.

Continua depois da publicidade

A descoberta divulgada nesta segunda-feira (21/10) são de objetos encontrados em 25 de setembro, há quase um mês. 

Os itens, de acordo com o movimento Mobiliza Saracura Vai-Vai, podem datar do final do século 19. Até o momento, mais de 40 mil itens arqueológicos já foram desenterrados no local.

Na última segunda-feira (14/10), inclusive, a Prefeitura de São Paulo informou que itens de locomotiva a vapor do século 19 foram achados

Continua depois da publicidade

A historiadora Marília Belmonte destacou que as escavações revelam itens relacionados ao sagrado, em entrevista ao portal g1. Já havia indícios da possibilidade de encontrar artefatos de valor cultural no local, segundo fontes históricas e relatos da comunidade.
 

Conchas encontradas em escavação de obras do Metrô de SPConchas encontradas em escavação de obras do Metrô de SP - Divulgação/Mobiliza Saracura Vai-Vai

Em 2022, um sítio arqueológico já havia sido encontrado na área da antiga quadra da escola de samba Vai-Vai. A agremiação foi deslocada do bairro do Bixiga devido às obras.

A descoberta pode sugerir a existência de um antigo templo afro-religioso na região, antes da urbanização. Contudo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou que ainda não é possível cravar uma data. Isso porque, o órgão está analisando os achados e trabalhando para preservar o patrimônio histórico durante as obras do Metrô.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados