Justiça determina fim imediato da greve de ônibus em São Paulo

Os desembargadores decidiram pela volta dos ônibus em circulação por considerarem que ato é abusivo

Até então, o benefício da gratuidade só valia para pessoas a partir de 65 anos

Passageiro em ônibus de SP | Roberto Parizotti/Fotos Públicas

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) determinou que a greve de motoristas e cobradores de ônibus em São Paulo deve ser finalizada e que os veículos envolvidos voltem a circular imediatamente. O julgamento terminou na tarde desta quarta-feira (29) após parecer contrário de desembargadores em relação às reivindicações do Sindicato.

Continua após a publicidade

Além disso, Sindmotoristas, que representa a classe, poderá ter de pagar multas de R$ 100 mil, sendo R$ 50 mil pela paralisação no dia 14 de junho e R$ 50 mil pelos transtornos causados nesta quarta-feira (29). As informações são do jornal “Diário do Transporte”.

Continua após a publicidade

Há ainda a condição sobre o retorno imediato das atividades, que, caso não ocorra, fará com que a multa aplicada tenha o valor dobrado, para cada dia de parado das operações.

Continua após a publicidade

A maioria dos magistrados seguiu o voto do desembargador-relator David Furtado Meirelles, que considerou a greve abusiva.

Continua após a publicidade

Meirelles afirmou, logo no início da sessão que entende que houve abuso do exercício do direito de greve e que foi surpreendido com a paralisação desta quarta-feira (29). Segundo o magistrado não houve lealdade das partes, uma vez que foi acertado que as negociações iriam até o dia 1º de julho de 2022.