O Consórcio Intermunicipal ABC anunciou, na manhã desta quarta-feira (18), a suspensão gradativa dos serviços de transporte público municipal a partir desta quinta-feira, com a interrupção total no dia 29, por tempo indeterminado. A decisão foi comunicada após assembleia geral extraordinária da qual participaram representantes das sete prefeituras. A medida faz parte de um esforço regional para conter o avanço do coronavírus. O governo do Estado será informado da decisão.
Fazem parte do consórcio as cidades de Santo André, São Caetano, São Bernardo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Cada município vai estabelecer um cronograma para definir como e quando suas linhas de ônibus vão deixar de circular. Também caberá às prefeituras definir como manterão atuando seus servidores das áreas de saúde e segurança após a suspensão do transporte municipal.
Em nota, o consórcio informou que a decisão tem como objetivo minimizar danos à população e preservar vidas no Grande ABC.
