UFC clandestino na Grande São Paulo expõe jovens a lutas perigosas sem regras; vídeo

Participantes se reúnem em local com chão de terra batida, coberto por lona plástica, na periferia de Itapevi  

Lutas ocorrem no bairro Vitápolis, em Itapevi

Lutas ocorrem no bairro Vitápolis, em Itapevi | Reprodução/Instagram

Jovens da periferia de Itapevi, na Grande São Paulo, têm se enfrentado em lutas clandestinas. O nome dos embates é inspirado no bairro Vitápolis, por isso, é denominado “UFC Vitápolis”.

Por meio de uma página no Instagram, os organizadores promovem as lutas sem regras e se reúnem em um espaço de chão de terra batida, coberto por uma lona plástica. 

Os interessados em ‘competir’ se inscrevem pela página da rede social, responsável por anunciar os lutadores e a agenda das próximas lutas. O texto tem informações do Diário da Região, de Osasco, também na Grande São Paulo. 

Os encontros têm despertado preocupação nos moradores. Eles criticam a falta de treinamento adequado para os participantes e a ausência de profissionais para conduzir os combates.

Não há proteção aos lutadores e eles competem mesmo quando não têm o mesmo peso, uma das regras oficiais do UFC. 

O acolchoado do ringue parece ser inadequado e insuficiente para amortecer quedas, principalmente em casos de nocaute, entre outras falhas de segurança. 

A página virtual mostra vídeos das lutas com inúmeros comentários. 

A inscrição é gratuita e parece aceitar qualquer interessado que tenha um par de luvas.

A reportagem procurou a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) para saber se há fiscalização, mas ainda não obteve retorno.