Uso de máscara volta a ser recomendado no transporte público do ABC Paulista

Medida vale para as sete cidades da Região; houve aumento de 56% nas internações por Covid no Estado nos últimos dias

Máscaras deixam de ser obrigatórias nos ônibus da Capital

Especialistas defendem o retorno da obrigatoriedade do uso das máscaras em ambientes fechados | Rovena Rosa/Agência Brasil

Os municípios do Grande ABC decidiram voltar a recomendar uso de máscara no transporte público. A decisão foi tomada após análise feita pelo Consórcio Intermunicipal, que é composto pelas sete cidades da Região. 

Continua após a publicidade

A partir de quinta-feira (17) passa a ser recomendado o uso do acessório em Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Segundo informações do g1, São Bernardo do Campo não participou da reunião. 

Continua após a publicidade

A mudança ocorre após diversos municípios apresentarem alta nos casos de Covid. 

Continua após a publicidade

Ficou acordado que os municípios também se comprometerão a reforçar a importância de a população completar o esquema vacinal para a prevenção de agravamento, hospitalizações e óbitos pela Covid-19.

Continua após a publicidade

Alta de Covid no estado 

Continua após a publicidade

As internações por Covid-19 estão aumentando no Estado de São Paulo. Nas últimas duas semanas a ocupação de leitos apresentou alta de quase 56% em unidades de tratamento intensivo (UTI). 

Continua após a publicidade

Devido a este crescimento nos números, o Centro de Controle da doença em São Paulo divulgou um alerta e recomendou que a população volte a usar máscaras em locais fechados, especialmente as pessoas com comorbidades. 

Continua após a publicidade

Obrigatoriedade

Continua após a publicidade

Especialistas defendem que, ao invés de “recomendado”, o uso de máscaras retorne a ser obrigatório em ambientes fechados, mas as gestões tanto municipais quanto estadual seguem sustentando a medida de recomendação.

Continua após a publicidade

A obrigação do uso de máscara no transporte público começou em maio de 2020 e uso deixou de vigorar em setembro deste ano.