Os municípios do Grande ABC decidiram voltar a recomendar uso de máscara no transporte público. A decisão foi tomada após análise feita pelo Consórcio Intermunicipal, que é composto pelas sete cidades da Região.
A partir de quinta-feira (17) passa a ser recomendado o uso do acessório em Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Segundo informações do g1, São Bernardo do Campo não participou da reunião.
A mudança ocorre após diversos municípios apresentarem alta nos casos de Covid.
Ficou acordado que os municípios também se comprometerão a reforçar a importância de a população completar o esquema vacinal para a prevenção de agravamento, hospitalizações e óbitos pela Covid-19.
Alta de Covid no estado
As internações por Covid-19 estão aumentando no Estado de São Paulo. Nas últimas duas semanas a ocupação de leitos apresentou alta de quase 56% em unidades de tratamento intensivo (UTI).
Devido a este crescimento nos números, o Centro de Controle da doença em São Paulo divulgou um alerta e recomendou que a população volte a usar máscaras em locais fechados, especialmente as pessoas com comorbidades.
Obrigatoriedade
Especialistas defendem que, ao invés de “recomendado”, o uso de máscaras retorne a ser obrigatório em ambientes fechados, mas as gestões tanto municipais quanto estadual seguem sustentando a medida de recomendação.
A obrigação do uso de máscara no transporte público começou em maio de 2020 e uso deixou de vigorar em setembro deste ano.
