A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 08 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Esportes

Campeonato de futebol do Vaticano já foi suspenso por briga em final

Acontecimento é irônico, visto que o futebol contaminou até o clima no local que deveria ser de paz e religioso

Leonardo Sandre

07/05/2025 às 20:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Papa Pio XII (que exerceu o papado de 2 de março de 1939 até 9 de outubro de 1958, por 19 anos) tomou a decisão de encerrar o torneio de futebol após confusão

Papa Pio XII (que exerceu o papado de 2 de março de 1939 até 9 de outubro de 1958, por 19 anos) tomou a decisão de encerrar o torneio de futebol após confusão | Domínio Público

A paixão pelo futebol contagia o mundo todo, tanto é que nem o Vaticano (pequeno país dentro do território italiano), onde vive o papa, escapa deste esporte.

Continua depois da publicidade

Contudo, o primeiro campeonato de futebol realizado por lá não acabou bem. O torneio não teve um campeão, por ter sido interrompido após uma briga entre os finalistas.

O acontecimento é irônico, já que o clima no Vaticano deveria ser de paz e respeito, além de extremamente religioso.

Primeiro campeonato de futebol do Vaticano acabou em briga

Em 1947, o Vaticano organizou seu primeiro campeonato de futebol nacional. O torneio era entre os funcionários da Santa Sé, contando com quatro equipes.

Continua depois da publicidade

Contudo, o desfecho foi semelhante ao de um clássico de Libertadores: a final, disputada entre Vilas Pontifícias e o time da Fabbrica di San Pietro não teve um vencedor, pois foi encerrada após uma confusão.

Jogadores das equipes acabaram entrando em conflito com os torcedores, e o papa Pio XII (que exerceu o papado de 2 de março de 1939 até 9 de outubro de 1958, por 19 anos) tomou a decisão de encerrar o torneio.

Além disso, houve uma proibição de um torneio oficial por cerca de 20 anos, com apenas amistosos ocasionais podendo ser disputados.

Continua depois da publicidade

Futebol no Vaticano

Os primeiros registros do futebol no país ocorreram após a Segunda Guerra Mundial, encerrada em 1945. Após o torneio que deu errado e um hiato de 21 anos, alguns clubes foram fundados oficialmente a partir de 1966, com a criação de uma liga ocorrendo de 1972.

O campeonato passou por diferentes formatos até conseguir se firmar. Hoje o Vaticano, como boa parte das nações de tradição no futebol, tem três competições: uma liga, uma copa e uma disputa entre o vencedor de cada uma das anteriores, a supercopa.

Estes torneios são organizados pela ASD (Associazione Sportiva Dilettantistica – Sport in Vaticano), que em 2015 deixou de ser exclusivamente uma associação de futebol e passou a incluir outros esportes, como o atletismo.

Continua depois da publicidade

As partidas do campeonato não ocorrem no Vaticano, cidade-Estado de maior destaque do mundo. Os jogos são realizados em um campo no qual se pode observar a Basílica de São Pedro.

Há ainda uma seleção do país, que estreou oficialmente em 1994, e realiza jogos esporádicos. O time branco e amarelo chegou a ser pontualmente dirigido por Giovanni Trapattoni, histórico treinador italiano, e estabeleceu uma espécie de rivalidade com Mônaco, seu adversário em uma série de amistosos.

Os jogadores são funcionários da Santa Sé e não são nascidos no Vaticano. A seleção não é filiada à Fifa (Federação Internacional de Futebol). Mesmo assim, isso não impede uma relação institucional, e a federação se comprometeu a atender um desejo do papa Francisco, um grande jogo beneficente com estrelas mundiais do esporte.

Continua depois da publicidade

“Ele era um líder incrível e um fã do nosso lindo esporte”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino. “No nosso último encontro, compartilhamos a vontade de organizar um jogo com lendas da Fifa em campo: posso confirmar que será disputado em setembro. O papa Francisco estava convencido de que o futebol poderia verdadeiramente unir o mundo.”

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados