X

LENDAS DO TIMÃO

Veja quais são os cinco maiores ídolos da história do Corinthians

Descubra quais são os cinco maiores ídolos da história do Sport Club Corinthians Paulista eleitos pela Gazeta

Leonardo Sandre

Publicado em 30/08/2022 às 11:00

Atualizado em 27/04/2023 às 00:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O goleiro Cássio em treino do Corinthians. / Facebook/Cassio12

Semanalmente, a Gazeta traz o "top five" com os maiores ídolos da história de cada clube. Para esta semana, veja abaixo, em ordem crescente, os cinco maiores ídolos da história do Sport Club Corinthians Paulista, segundo a reportagem:

 

Leia Também

• Marcelinho se reinventa na rádio e em clube

• Veja quais são os cinco maiores ídolos da história do São Paulo

5 - RIVELLINO

Roberto Rivellino, dono da "Patada Atômica" atribuída a ele graças ao seu chute extremamente forte, marcou época no futebol, pela Seleção Brasileira, pelo Fluminense, e logicamente, pelo Corinthians. Mesmo tendo conquistado apenas um Rio-São Paulo pelo Timão, o "Reizinho do Parque" impressionava em campo.

Uma das estrelas daquela mágica Seleção Canarinho campeã da Copa do Mundo em 1970, Rivellino afirmou em uma entrevista que, se fosse possível, trocaria o mundial com o Brasil pelo Paulistão de 1974 pelo Corinthians, que o Timão saiu com o vice-campeonato. Mostrando assim o quanto esse lendário atleta merece ser tratado como ídolo, o quanto ama a instituição, e o quanto merece ser lembrado e estar para sempre na história do Timão.

Roberto iniciou sua carreira vindo do futsal e das categorias de base do Corinthians, sendo um verdadeiro "ouro da casa", e recebeu um busto em sua homenagem aos ótimos serviços prestados.

Rivellino e o presidente do Corinthians à época prestigiando o busto em homenagem ao jogador/ Divulgação Corinthians

4 - TITE

Atual treinador da Seleção Brasileira, Adenor Leonardo Bachi, o Tite, conseguiu ser o técnico corintiano brilhante o suficiente para ser um dos maiores da história do clube. Foi com ele no comando que após anos de espera e gozações dos rivais, o Corinthians levantou a taça da Libertadores em 2012, de forma invicta, e levando para casa também o Mundial de Clubes de 2012 ao bater o Chelsea por 1 a 0.

Tite sabia exatamente como armar a equipe do Corinthians, que demonstrava um futebol sempre muito coletivo, com passes envolventes e uma defesa muito sólida. Além do ano mágico de 2012, Tite também foi campeão Paulista e da Recopa Sul-Americana em 2013, e campeão Brasileiro em 2011 e 2015.

E pensar que tinha torcedor pedindo a saída dele após a queda pro Tolima em 2011, antes de todas essas glórias, já imaginou? Um golpe na cara dos imediatistas do futebol brasileiro.

Tite fez história com grandes times montados no Corinthians/ Daniel Augusto Jr. - Ag. Corinthians

3 - MARCELINHO CARIOCA

Marcelo Pereira Surcin, ou simplesmente Marcelinho Carioca, o icônico Pé de anjo, foi um dos melhores batedores de falta de todos os tempos no futebol mundial. Colecionou golaços e feitos históricos pelo Corinthians. São quatro Paulistas, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil e um título Mundial.

Só com o currículo já bastaria para explicar a idolatria que tem de forma totalmente merecida, mas não foi "apenas" de títulos que ficou marcado esse craque; Ele é também o quinto maior artilheiro da historia do clube, com 206 gols anotados e o líder de assistências no geral, com 185 passes resultando em gol.

De temperamento forte, mas de futebol ainda mais poderoso, Marcelinho Carioca é um dos maiores idolos do Corinthians com direito a busto em sua homenagem/ José Manoel Idalgo/ Agência Corinthians

2 - SÓCRATES

Lendário, exímio, excelente jogador, impressionava a todos com suas jogadas de mestre, e além de tudo isso, o doutor Sócrates também foi responsável por um movimento que revolucionou o Corinthians: a "Democracia Corintiana". Quando o clube tanto precisava de um líder dentro e fora de campo, Sócrates assumiu a responsabilidade de guiar a equipe de volta ao caminho de glórias, fazendo os jogadores e comissão técnica terem tanta voz quanto os diretores.

Três vezes campeão Paulista, o Magrão sempre foi reconhecido como a lenda que ajudava a todos em sua volta a renderem ainda mais dentro de campo. Morto em 2011 em um domingo que o Corinthians foi campeão Brasileiro, Sócrates ganhou um busto em sua homenagem um ano depois. Sem sombra de dúvidas um dos jogadores mais importantes da história não apenas do Timão, mas do Brasil inteiro, afinal, foi um dos pioneiros que além de fazer a diferença dentro de campo, também a fizera fora dele.

Sócrates, idolo do Corinthians e muito influente na história do futebol brasileiro/ Reprodução TV Cultura

 

1 - CÁSSIO

No meio de tantas lendas, o maior goleiro da história do Timão, Cássio Ramos recentemente ultrapassou Ronaldo Giovanelli e seus 602 jogos defendendo a meta do clube. Ele foi o maior responsável pela conquista do Mundial de 2012, contra o Chelsea, sendo eleito o melhor em campo. Destaque também do título inédito da Copa Libertadores do mesmo ano, defendendo o chute de Diego Souza, do Vasco, em um lance histórico do futebol.

Além dos mais de 600 jogos, da Libertadores e do Mundial, Cássio também já foi campeão Paulista, da Recopa Sul-Americana e campeão Brasileiro. Nos bons momentos: Cássio estava lá fechando o gol e garantindo a vitória. Nos maus momentos: Cássio seguia lá e garantindo pontos muito preciosos para o Corinthians. Além de tudo, o arqueiro sempre demonstrou um dom fora da curva para defender pênaltis, trazendo títulos e classificações para o time de Parque São Jorge.

Segundo o próprio goleiro, ele ainda não tem noção de sua grandeza no clube, mas certamente todo torcedor corintiano sabe muito bem a idolatria que o Cássio leva, merecidamente, na história deste time.

Cássio está no time desde 2012 e empilha troféus pelo Corinthians/Rodrigo Coca - Ag.Corinthians
Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

BOMBEIROS APONTAM RISCOS

Concessionária mantém show de Roberto Carlos no Pacaembu apesar de laudo dos Bombeiros

Vistoria dos Bombeiros revelou uma série de irregularidades nos sistemas de emergência, prevenção e combate a incêndios do estádio do Pacaembu; show está mantido

ESPECIAL TURISMO

Ilha do Montão do Trigo: Conheça o paraíso do litoral norte

Localizada em São Sebastião, a ilha tem águas cristalinas, muita natureza e uma história de impressionar; saiba mais

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter