X

Segurança pública

Câmeras corporais da PM de SP incluirão reconhecimento facial

Anúncio foi feito por Guilherme Derrite, Secretário Estadual da Segurança Pública, durante cerimônia de posse de policiais civis

Diogo Mesquita

Publicado em 10/05/2024 às 20:18

Atualizado em 10/05/2024 às 20:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guilherme Derrite, revelou planos para equipar a Polícia Militar (PM) de São Paulo com tecnologia de ponta / Fernando Frazão / Agência Brasil

O Secretário Estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite, revelou planos para equipar a Polícia Militar (PM) de São Paulo com tecnologia de ponta.

Siga a Gazeta nas redes sociais e mantenha-se bem informado!

Em declaração nesta sexta-feira (10/5), após a cerimônia de posse de 4.017 policiais civis contratadas pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), no ginásio do Ibirapuera, Derrite anunciou que as novas câmeras corporais serão equipadas com reconhecimento facial. 

A tecnologia

O Secretário explicou que as novas câmeras serão parte integrante do programa Muralha Paulista, um sistema tecnológico avançado projetado para combater a mobilidade criminal. 

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Ele também destacou a importância do reconhecimento facial, citando o trágico incidente da morte do soldado da PM Samuel Wesley Cosmo durante a Operação Verão em Santos. Ele enfatizou que, embora a câmera corporal do policial tenha filmado o agressor, ela não foi capaz de identificá-lo, evidenciando a necessidade de melhorias tecnológicas.

Além do reconhecimento facial, as câmeras também poderão ser equipadas com rádio comunicador integrado, facilitando a comunicação dos policiais com o Centro de Operações Policiais (Copom). 

Mudança de opinião

Antes de apresentar os planos, Derrite fez uma mea culpa, reconhecendo críticas anteriores que havia feito a esse tipo de tecnologia. Ele admitiu que, como deputado federal pelo PL até 2022, era contra a utilização das câmeras. No entanto, após reconsiderar seu posicionamento e observar seu potencial para múltiplas funcionalidades em benefício da população, revelou ter mudado sua opinião.

De acordo com Derrite, o governador Tarcísio de Freitas deve incluir no decreto do programa Muralha Paulista uma licitação para a contratação de novas câmeras com essa especificação técnica.
 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Reforma no interior

Prefeitura de Nova Europa abre licitação de R$ 360 mil para reforma de escola municipal

Início de recebimento das propostas será a partir do dia 18 de junho e da disputa de preço será dia 2 de julho

Vôlei Feminino

Veja onde assistir Brasil x Japão pela semifinal da Liga das Nações

A disputa é uma prévia das Olimpíadas de Paris 2024

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter