Publicidade

X

Estado

PF prende 16 passageiros com 300 kg de cocaína em navio

Bruno Hoffmann

Publicado em 29/03/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

A Polícia Federal prendeu 16 passageiros do navio de turismo Costa Favolosa levando 300 quilos de cocaína em suas bagagens, na quarta-feira, em Santos, litoral paulista. O barco fazia uma escala no cais santista antes de seguir viagem para a Europa. Foram presos dez brasileiros, três belgas e três franceses, oito mulheres e oito homens, todos jovens com menos de 30 anos. A PF investiga se os suspeitos eram usados como "mulas" - contratados apenas para o transporte - ou fazem parte de uma organização internacional de tráfico de entorpecentes. Nenhum deles tinha antecedentes criminais.

A droga com alto nível de pureza foi descoberta pelos agentes de segurança do navio, durante inspeção eletrônica das bagagens despachadas pelos suspeitos. Além da cocaína, cada mala continha cerca de US$ 1 mil, que poderia ser um adiantamento pelo transporte do entorpecente.

Acionada, uma equipe da PF subiu a bordo e prendeu os suspeitos. Eles foram levados para a delegacia da Polícia Federal no próprio terminal de passageiros e, depois de autuados, seguiram para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente. No início da noite, o navio recebeu autorização para seguir viagem. O Costa Favolosa ainda passaria por outros portos brasileiros antes de seguir para destinos na Espanha e na Itália. Em nota, a Costa Cruzeiros, empresa responsável pelo navio, informou que a apreensão da droga aconteceu "durante as atividades rotineiras de controle realizadas pelos agentes de segurança no navio Costa Favolosa, enquanto atracado no Porto de Santos". Ainda segundo a empresa, conforme os protocolos, a ocorrência foi imediatamente relatada às autoridades federais e locais. "A investigação está em andamento e, por esse motivo, a companhia não pode dar mais detalhes, mas o comando do navio segue fornecendo assistência completa", informou. (EC)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

CASOS EM ALTA

Dengue: grávidas e bebês podem usar repelentes?

Na busca por proteção, a procura por repelentes aumentou nas farmácias de todo o País; dermatologista orienta sobre o uso

DIA DO COMEDIANTE

Conheça influenciadores de humor que estão em alta na internet

Para o Dia do Comediante, a Gazeta separou cinco perfis do Instagram que estão em alta entre os usuários da rede social

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter