Publicidade

X

MAIO AMARELO

SP: cadeiras de rodas ocupam vagas de estacionamento na rua Oscar Freire

Ação visa possibilitar que condutores sintam na pele o que pessoas com deficiência enfrentam frequentemente: o desrespeito aos seus direitos

Da Reportagem

Publicado em 31/05/2022 às 14:46

Atualizado em 31/05/2022 às 16:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Ação com cadeiras de rodas ocupando vagas de carros no Itaim Bibi em 2019 / Divulgação/Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, promoveu uma ação de conscientização, no cerne da programação do Maio Amarelo, nesta terça-feira (31) até às 12h. Cadeiras de rodas foram colocadas em vagas de estacionamento regulares da rua Oscar Freire, com mensagens comumente utilizadas como desculpa por quem desrespeita as vagas exclusivas para pessoas com deficiência. A ideia é despertar as pessoas sem deficiência para a dificuldade que as pessoas com deficiência enfrentam no seu dia a dia.
 
Durante o período da ação, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) deixou as cadeiras de rodas cedidas pela SMPED (Secretaria da Pessoa com Deficiência) ocupando os espaços de vagas regulares de estacionamento na altura do número 550 da rua Oscar Freire. Nas cadeiras, foram afixados cartões com os recados: “é só um minuto”, “volto já” e “é rapidinho”. Essas mensagens são uma alusão às justificativas frequentemente utilizadas por quem é flagrado desrespeitando as vagas exclusivas para pessoas com deficiência. 
 
Em 2021, foram lavradas 3.191 autuações de motoristas que estacionaram irregularmente em vagas DeFis. Essa é uma infração gravíssima (7 pontos na CNH) e custo de R$ 239,47. A cidade de São Paulo dispõe de 1.545 vagas DeFis. Esse número não leva em conta as vagas existentes em estabelecimentos privados. Atualmente, são 65 mil veículos da cidade de São Paulo com credenciais válidas para utilização das vagas exclusivas, sejam públicas ou privadas. 
 
É importante lembrar que, para ter o direito de utilizar essas vagas exclusivas, é necessário ter o Cartão DeFis. O Cartão DeFis é uma autorização especial para o estacionamento de veículos em vagas que estejam devidamente sinalizadas com o Símbolo Internacional de Acesso. Apesar de o município conceder a autorização, ela é válida para todo território nacional. 
 
Têm direito ao cartão DeFis as pessoas com deficiência que comprometa a mobilidade (permanente ou provisoriamente) que residam no município de São Paulo. É considerado  comprometimento de mobilidade: deficiência física no(s) membro(s) inferior(es); deficiência física com comprometimento decorrente de incapacidade mental moderada, grave ou severa; mobilidade reduzida temporária, com alto grau de comprometimento ou deficiência de passeio temporária mediante solicitação médica; deficiência visual em ambos os olhos. O passo a passo para requerer o Cartão DeFis está no link: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?servico=3314 
 
Maio Amarelo
 
O Maio Amarelo é uma campanha mundial de conscientização da segurança viária. As secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM), por meio da CET, da SPTrans e do DTP vêm apoiando essa causa a fim de, em parceria com a iniciativa privada e demais órgãos do Município, difundir a importância do convívio harmônico e seguro entre todos os modais.
 
SERVIÇO:
 
Ação educativa DeFis - Maio Amarelo
Local: Rua Oscar Freire, 550
Data: 31/05/2022 - terça-feira
Horário: 8h30 às 12h

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EDUCAÇÃO

Confira 5 livros infantis para alfabetização

Livros infantis podem auxiliar no processo de alfabetização dos pequenos através de formas lúdicas, coloridas e interativas

LITERATURA INFANTIL

5 livros infantis para ler para o seu filho antes de dormir

Psicóloga indica cinco livros para ler antes de dormir com as crianças; livros ajudam no desenvolvimento

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter