SP terá temperaturas de 40ºC nos próximos dias, alerta Defesa Civil

Com exceção da região litorânea, estado de SP deve ter calor intenso e tempo seco durante a semana; região de Araçatuba vai sofrer mais

Movimentação de pessoas no parque do Ibirapuera

São Paulo vai sofrer com calor intenso nesta semana | Rubens Cavallari/Folhapress

A Defesa Civil informou nesta segunda-feira que os termômetros podem marcar até 40ºC no interior de São Paulo nos próximos dias.

Continua após a publicidade

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil estadual, a semana será marcada por tempo quente e seco em todo o território paulista, e pediu atenção em relação à saúde das pessoas e ao maior risco de incêndios florestais.

O fenômeno é causado por uma forte massa de ar seca e quente, que vai provocar altas temperaturas no decorrer das tardes, “com termômetros atingindo facilmente valores acima dos 30°C em grande parte das cidades paulistas”.

“Este fenômeno ocorre por conta dos ventos que sopram do noroeste, tornando os dias bastante secos, impulsionando a queda abrupta nos índices de umidade relativa do ar em quase todas as regiões, com exceção da região litorânea”, informou o órgão.

Continua após a publicidade

As situações mais extremas devem ser registradas nas faixas oeste e noroeste paulista, principalmente nas regiões de Jales e Araçatuba, onde os termômetros podem chegar na casa dos 40ºC no período da tarde.

“Nestas regiões, recomenda-se atenção redobrada também para o índice de Umidade Relativa do Ar, que deve alcançar níveis abaixo dos 20%, aumentando assim o risco para incêndios florestais”, informou a Defesa Civil.

Já na Capital e a na região metropolitana de São Paulo a temperatura máxima poderá chegar aos 34ºC e a umidade relativa do ar atingirá mínima de até 25%, considerado nível de atenção.