Vereadores de SP aprovam ‘Dia do Cannoli da Mooca’ para celebrar doce

Projeto de Rinaldi Digilio quer exaltar doce de origem italiana que se popularizou em São Paulo a partir do bairro da Mooca

Os cannoli surgiram na Itália e se popularizam em São Paulo a partir do bairro da Mooca

Os cannoli surgiram na Itália e se popularizam em São Paulo a partir do bairro da Mooca | Divulgação

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira de forma definitiva o Dia do Cannoli da Mooca. A nova data comemorativa para celebrar o doce de origem italiana do bairro da zona leste da Capital deve ser celebrada anualmente no dia 21 de fevereiro.

Continua após a publicidade

“Esse doce veio de gerações para gerações desde os imigrantes italianos”, celebrou Rinaldi Digilio, autor da proposta, pelas redes sociais. Segundo ele, os moradores da Mooca pediram para que o projeto fosse apresentado na Casa.

De acordo com o texto da lei, a sobremesa se originou nas regiões italianas de Palermo e Messina, e era feito historicamente durante as festividades do carnevale italiano, como um símbolo de fertilidade.

O cannoli (que originalmente se escreve cannolo, sendo cannoli a versão no plural) também é popular no estádio da rua Javari, se tornando nas últimas décadas como um símbolo das partidas do Juventus no campo de futebol da Mooca.

Continua após a publicidade

“Por ser um bairro de predominância de imigrantes italiano, não falta em seus restaurantes e bares a famosa sobremesa. Um dos Cannolis mais conhecido é o da rua Javari vendidos em dias de jogos do tradicional Clube Atlético Juventus, o moleque travesso, uma atração turística da nossa cidade”, defendeu o texto do projeto.

A receita original consiste em uma massa doce frita, em formato de tubo, recheada com um creme de ricota. Com o tempo, porém, surgiram variações que incluem chocolate e pistache, entre outras.

Agora, o projeto segue para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB), e vai virar lei caso receba a aprovação da gestão municipal.