Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Uma pesquisa mostra a ligação entre o alto consumo de macarrão instantâneo e a síndrome cardiometabólica, síndrome que aumenta as chances de infarto e derrame | Freepik
Pesquisas recentes indicam que comer macarrão instantâneo mais de duas vezes por semana pode aumentar significativamente os riscos de doenças cardíacas, derrames e diabetes.
Continua depois da publicidade
Um estudo, conduzido por pesquisadores da Baylor University e da Harvard School of Public Health, concentrou-se nos hábitos de consumo da Coreia do Sul, país que lidera o ranking mundial de consumo de macarrão instantâneo.
A descoberta, publicada no Journal of Nutrition segundo a revista Exame, traz um alerta importante para quem tem o costume de consumir frequentemente esse tipo de alimento prático e popular.
O principal achado da pesquisa é a ligação entre o alto consumo de macarrão instantâneo e a síndrome cardiometabólica. De acordo com Hyun Joon Shin, responsável pelo estudo, a síndrome aumenta as chances de problemas graves, como infarto e derrame, além de diabetes.
Continua depois da publicidade
Essa condição é um conjunto de fatores de risco que elevam a probabilidade de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Fatores como obesidade abdominal, pressão alta e níveis elevados de glicose no sangue são características da síndrome, e o consumo de macarrão instantâneo pode contribuir para o desenvolvimento desses problemas.
Outra descoberta alarmante da pesquisa é que as mulheres são mais suscetíveis a desenvolver essas doenças. A explicação para essa diferença está no bisfenol (BPA), uma substância química presente nas embalagens de plástico e isopor do macarrão instantâneo.
O BPA age como um desregulador endócrino, interferindo no estrogênio, hormônio feminino que controla a ovulação e outras funções essenciais. No Brasil, o uso de BPA é proibido em mamadeiras e chupetas por ser considerado um alto risco para a saúde, mas ele ainda é permitido em outras embalagens de alimentos e bebidas.
Continua depois da publicidade
Mesmo não sendo a refeição ideal para ser consumida diariamente, é possível incluir alimentos nutritivos e diminuir os riscos do macarrão instantâneo.
De acordo com o portal minha vida, a nutricionista Rosana Farah recomenda fazer seu próprio tempero, acrescentar legumes e verduras, investir nos molhos, usar azeite e adicionar carnes. Seja criativo e inove a receita tradicional, deixando a alimentação um pouco mais saudável.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade