Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Além de contribuir para a jardinagem, a casca do abacate também é de grande ajuda para a área da beleza | Gil Ndjouwou/Unsplash
Comer fruta é, além de um ato saudável, algo muito saboroso para diversas pessoas. Entre elas, está o abacate, utiliza muitas vezes para vitaminas.
Continua depois da publicidade
Contudo, sempre que você abre um abacate, acaba por jogar algo muito valioso no lixo. E não se trata do caroço, mas sim da casca. Aquela "pele" áspera é muitas vezes esquecida, mas reserva uma utilidade que poucos sabem.
Da jardinagem ao autocuidado, a casca do abacate pode até competir com o seu esfoliante facial preferido, mostrando toda a sua versatilidade.
Esta parte da fruta é rica em potássio e outros nutrientes que trazem benefícios para as plantas. Uma das principais maneiras de aproveitar o material é, portanto, na jardinagem.
Continua depois da publicidade
Esta casca é útil para o preparo de uma boa compostagem, porque ela tende a se decompor mais facilmente do que outros restos orgânicos.
Se deseja acelerar este processo, corte as cascas em pedaços pequenos e as adicione na mistura de substrato. Assim, elas funcionam como uma espécie de fertilizante caseiro.
Outra forma é utilizar metades inteiras, sem a necessidade do corte, para que sirvam como bandejas pequenas que acomodem as sementes, impulsionando as mudas. Para isso, basta enchê-las com terra, como mini vasos orgânicos, e colocá-las em locais claros e secos até a hora de transplantá-las para o vaso ou para o jardim.
Continua depois da publicidade
A casca da banana também é outra a possuir muitas utilidades para as tarefas de casa.
Além de contribuir para a jardinagem, a casca do abacate também é de grande ajuda para a área da beleza. A fruta possui óleos utilizados na produção de cosméticos e com a casca não é diferente.
Ela ajuda no autocuidado, sendo prestativa para o uso como esfoliante corporal, servindo como um bom tratamento para os pés ou as mãos.
Continua depois da publicidade
Por ter uma textura áspera, se torna uma ferramenta natural que ajuda a deixar a pele mais macia, removendo as células mortas. Isso pode ser feito moendo ou amassando a casca e a misturando com um pouco de óleo de coco ou mel.
Assim, você garante uma espécie de spa de baixo custo no chuveiro. Caso prefira uma textura ainda mais firme, basta adicionar açúcar mascavo ou sal grosso.
A polpa grudada na casca também possui uma utilidade importante nesta área, pois é rica em óleos e antioxidantes. Se você a raspar, pode fazer uma máscara facial nutritiva e caseira, ideal para o relaxamento após um dia cansativo que pede por paz e autocuidado. Além disso, ainda é mais econômico do que qualquer opção no mercado.
Continua depois da publicidade
Os cabelos também podem ser bem cuidados com o uso da casca. Ao ser fervida na água, ela cria uma infusão boa para enxaguar os cabelos. De acordo com os adeptos deste truque, seus fios ficam mais fortes e brilhantes.
Portanto, se você gosta de jardinagem, cuidar de si ou deseja dar uma nova revigorada em sua pele e cabelos, passe a guardar as cascas dos abacates.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade