X

TENDÊNCIAS

Decoração: 4 dicas de tons de madeira para decorar sua residência

Mesclar os tons escuros com os mais claros são tendência para 2024

Leonardo Sandre

Publicado em 23/06/2024 às 19:00

Atualizado em 18/07/2024 às 23:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Decoração montada com a madeira Marfim / Divulgação

A decoração de madeira é algo que raramente sai de moda. Variação de tonalidades e estilos do material encantam no momento da escolha da arquitetura e interiores, seja em projetos residenciais ou corporativos.

Em 2023 o tom mais utilizado foi o conhecido como "pau ferro", que possui tons mais escuros, quebrando assim o protagonismo da madeira clara dos últimos anos.

Para 2024, arquitetos e indústrias apostam em uma mescla de tons. Confira, os quatro amadeirados mais presentes em projetos de arquitetura, lançamentos de produtos e acabamentos em interiores. 

Shou Sugi Ban

Shou Sugi BanMadeira Shou Sugi Ban/Divulgação

Inspirado na técnica de carbonização da madeira, muito comum em revestimentos arquitetônicos no Japão, a madeira negra vem ganhando, cada vez mais, espaço em revestimentos de arquitetura e mobiliários.

A Indústria trouxe ao Brasil um grupo japonês especializado na técnica, que desenvolveu a linha de revestimentos denominada Shou Sugi Ban, garantindo fielmente a estética da madeira oriental para a arquitetura brasileira. 

Marfim

MarfimMadeira Marfim/Divulgação

Segundo Karla Maluf, sócia empresária da imobiliária "Agulha no Celeiro" a preferência por mobiliários com madeiras claras ainda são a preferência para quem busca comprar imóveis já mobiliados.

"Principalmente no mercado de alto padrão, percebemos que casas e apartamentos que trazem cores mais claras, como o marfim, na maioria, vendem mais fácil", explicou. 

Pecan Cinza

Pecan CinzaMadeira Pecan Cinza/Divulgação

Acompanhando ainda as inspirações do design industrial e escandinavo, que são muito escolhidos no momento da decoração, as nuances de tons acinzentados, incluindo a madeira, seguem essa tendência.

“O cinza combina muito bem com o design e arquitetura contemporânea. Aplicamos bem madeiras acinzentadas em pisos, revestimentos e até mesmo na personalização que o cliente contrata, que inclui os mobiliários”, explicou Alex Sales, CEO da construtora e incorporadora Alumbra. 

Freijó

Madeira Freijó, decoraçãoPadrão de madeira Freijó/Divulgação

Um padrão clássico de madeira, que combina com residências que buscam sofisticação e estilo atemporal. Um dos principais padrões solicitados em projetos residenciais, de acordo com dados da indústria de mobiliários de alto padrão Evviva.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Melhor cidade para envelhecer fica na Grande SP; confira ranking

De acordo com dados do Censo Demográfico 2022, o número de pessoas com 65 anos no País aumentou mais de 57% nos últimos 12 anos

CRIME EM INVESTIGAÇÃO

Homem mata mulher com facadas no rosto e pescoço dentro de carro

Polícia Civil de São Paulo procura suspeito que levou mulher para carro abandonado e cometeu crime; entenda

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter