Pesquisadores descobriram que tomar uma ou duas xícaras de café todos os dias pode ajudar mulheres a preservar a saúde física e mental ao longo do tempo em que elas envelhecem, ajudando-as a se manterem fortes, saudáveis e em forma.
O estudo iniciou em 1984, e foram analisados dados alimentares e de saúde de quase 50 mil mulheres. Foi descoberto que mulheres de meia-idade – entre 45 e 60 anos – que bebiam café com cafeína tinham mais probabilidade de apresentar envelhecimento saudável.
Não houve nenhuma associação positiva ou negativa sobre o consumo de chás e café descafeinado, enquanto beber mais refrigerantes de cola foi associado a grandes chances de envelhecer de maneira menos saudável.
O que é envelhecer de maneira saudável?
Envelhecer bem e de forma saudável foi definido como viver até os 70 anos ou mais, estar livre de 11 tipos de doenças crônicas e manter a função física, além de ter boa saúde mental e não apresentar comportamentos cognitivos e queixas de memória.
“Embora estudos anteriores tenham vinculado o café a resultados individuais de saúde, nosso estudo é o primeiro a avaliar o impacto do café em vários domínios do envelhecimento ao longo de três décadas”, disse a principal autora do estudo, Sara Mahdavi, da Universidade de Harvard, em um comunicado oficial.
“As descobertas sugerem que o café com cafeína pode contribuir de forma única para trajetórias de envelhecimento que preservam tanto a função mental quanto a física”, explica Sara.
Mahdavi observou em seu estudo que o consumo moderado de café é beneficial à saúde quando combinado a outros comportamentos saudáveis, como, por exemplo, dietas, exercícios físicos regulares e evitar fumar.
Qual a quantidade ideal de cafeína?
Cíntia Cercato, endocrinologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em uma entrevista para o portal G1, afirma, citando dados da European Food Safe Authority, que o consumo ideal de cafeína varia de pessoa para pessoa:
- Adulto saudável com cerca de 70 kg: de 300 a 400 miligramas de cafeína (o equivalente a 4 xícaras de café coado)
- Crianças (a partir de 2 anos) e adolescentes: 100 miligramas de cafeína (cerca de 1 xícara coado)
- Gestantes e lactantes: 200 miligramas de cafeína (cerca de 2 xícaras coado)
- Sensíveis à cafeína: de 100 a 200 miligramas de cafeína
