Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Parque da Independência é um dos pontos mais históricos da cidade | Divulgação/Governo de SP
Na Capital, há diversos parques que oferecem verdadeiros refúgios naturais para a população descansar e passear com a família.
Continua depois da publicidade
Para quem gosta de fazer aquela caminhada tranquila, uma sessão de exercícios ou um piquenique em família, a cidade de São Paulo tem diversas opções de parques para todos os gostos.
A Gazeta vai explorar alguns dos melhores parques da cidade, detalhando seus atrativos e mostrando como você pode viver pertinho desses refúgios que unem conveniência urbana e natureza.
A seguir, veja os principais parques que são cartões-postais da cidade de São Paulo:
Continua depois da publicidade
Inaugurado em 1954, no IV Centenário de São Paulo, o Parque Ibirapuera é o mais famoso e visitado da América Latina.
Com uma área de mais de 1,5 milhão de metros quadrados, ele abriga uma rica fauna e flora, com mais de 530 espécies de plantas e 350 de animais.
Além de ser um pulmão verde, o "Ibira" é um dos maiores circuitos culturais do mundo, com museus e auditórios tombados pelo IPHAN, como o MAM e o Auditório Ibirapuera.
Continua depois da publicidade
A entrada é gratuita e o parque funciona diariamente, das 5h às 23h, na Vila Mariana.
Localizado em Pinheiros, o Parque Villa-Lobos se destaca como um dos melhores parques de São Paulo, com mais de 730 mil metros quadrados. É o cenário perfeito para atividades físicas, com ciclovias, pistas de cooper e quadras poliesportivas.
O parque também possui um anfiteatro para eventos musicais e a Biblioteca Villa-Lobos, complementando as opções culturais. A entrada é gratuita, e o parque funciona todos os dias, de 5h30 às 19h.
Continua depois da publicidade
O Jardim Botânico de São Paulo é uma excelente pedida para passeios em família, o lugar foi fundado em 1928 e possui 146 hectares. Seus visitantes podem explorar estufas, lagos, bosques e trilhas.
Embora a entrada seja paga, a experiência de se conectar com a natureza em meio a 380 espécies de plantas e animais é inesquecível. O Jardim Botânico abre de terça a domingo, das 9h às 17h.
Este é um dos pontos mais históricos da cidade, onde Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil.
Continua depois da publicidade
O Parque da Independência abriga monumentos como o Museu do Ipiranga e o Monumento à Independência, além de belíssimos jardins inspirados em modelos franceses.
A entrada é gratuita e o parque funciona diariamente, das 5h às 20h, no Ipiranga.
Além desses, São Paulo oferece muitos outros parques. Veja alguns deles a seguir:
Continua depois da publicidade
Na Zona Sul, o Parque da Aclimação é uma ótima opção gratuita para lazer ao ar livre.
Com um lago natural e uma área arborizada de mais de 112 mil m², o espaço oferece aparelhos de ginástica, pistas de caminhada, um jardim japonês e a Biblioteca Temática de Meio Ambiente – Raul Bopp.
O parque funciona todos os dias, das 6h às 20h.
Continua depois da publicidade
Já para os moradores da Zona Norte, o Parque da Juventude é uma excelente alternativa. Construído onde antes ficava o Complexo Penitenciário do Carandiru, o espaço conta com bosques, playground, pista de skate, corrida e quadras esportivas.
A Biblioteca de São Paulo, com um acervo de mais de 35 mil títulos, também fica dentro do parque. A entrada é gratuita e o parque abre das 6h às 19h.
Indo para a Zona Leste, o Parque do Carmo é uma área vital para a preservação da Mata Atlântica. Ele oferece um planetário moderno, lagos, anfiteatro e churrasqueiras.
Continua depois da publicidade
A partir de agosto, o parque celebra a famosa Festa das Cerejeiras, com a tradição japonesa do "hanami". A entrada é gratuita, e o parque funciona de 5h30 às 20h.
E para encerrar, na Zona Oeste de São Paulo, o Parque da Água Branca se destaca por suas atrações variadas, como o Museu Geológico, a Casa de Caboclo e um aquário.
É também palco de uma importante feira de produtos orgânicos, que acontece às terças, sábados e domingos. O parque abre diariamente, das 6h às 20h.
Continua depois da publicidade
Com tantos parques incríveis, morar em São Paulo pode significar ter a natureza como vizinha.
Se você está pensando em mudar e quer viver perto desses refúgios urbanos, plataformas de moradia como o QuintoAndar facilitam a busca por apartamentos e casas para alugar ou comprar.
Com ferramentas como tour virtual e busca inteligente, encontrar seu lar dos sonhos se torna uma experiência prática e personalizada.
Continua depois da publicidade
Viver perto de um parque não é apenas uma questão de conveniência, mas de qualidade de vida, proporcionando momentos de bem-estar e contato com o verde em uma das cidades mais vibrantes do mundo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade