Metrô de SP tem Linha 3-Vermelha com maior número de falhas no 1º semestre deste ano; veja as piores

Levantamento indica que o ramal registrou 28 ocorrências nos primeiros seis meses de 2026, sete a mais que a segunda colocada

Um trem moderno do metrô, nas cores prata e azul com a identificação H55 na frente, está parado nos trilhos da Estação República. À esquerda, a plataforma está vazia e exibe uma placa vermelha na parede com o nome "República". À direita, um homem de camiseta azul e uma mulher de blusa vermelha aguardam na plataforma oposta, próximos a uma escada rolante

Linha 3-Vermelha é a com maior número de falhas no 1º semestre deste ano - Divulgação/Governo de São Paulo

Quem utiliza o transporte sobre trilhos em São Paulo já deve ter se deparado com uma falha ou ocorrências nas linhas do Metrô de São Paulo.

Continua após a publicidade

Apesar dessa relação de amor e ódio, a praticidade do transporte é algo positivo para se deslocar de um ponto ao outro da cidade de forma ágil.

Porém, quando o número de falhas aumenta, a insatisfação vem junto. Um levantamento feito pela TV Globo, mostra as linhas que mais apresentaram problemas durante o primeiro semestre de 2026.

Esses dados mostram apenas falhas técnicas ou mecânicas, como descarrilhamento e problemas com trilhos ou maquinários.

Continua após a publicidade

Linha com mais falhas

A linha 3-Vermelha, a segunda mais velha da cidade, lidera o número de falhas em relação aos outros ramais.

O trecho que liga as estações Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda já registrou 28 ocorrências, sete a mais que a segunda colocada, a Linha 7-Rubi.

No entanto, para o paulistano, o ramal é considerado uma das piores linhas de metrô de São Paulo. Em uma busca rápida nas redes sociais, é possível encontrar diversas reclamações sobre trens parados e superlotação em diferentes anos.

Continua após a publicidade

Linhas com maior número de ocorrências em 2026

  • 3-Vermelha: 28
  • 7-Rubi: 21
  • 8-Diamante: 20
  • 5-Lilás: 17
  • 2-Verde: 16

No entanto, a linha apresentou um progresso se comparado com 2025. No semestre do ano passado, o ramal registrou 41 falhas.

Considerando esses números, a linha teve um recuo de 31% em relação ao ano passado.

Insatisfação com o transporte

Uma pesquisa realizada pela Quaest e divulgada na quarta-feira (29/7), mostra que os passageiros estão insatisfeitos com o transporte público.

Continua após a publicidade

A insatisfação ocorreu principalmente após o acidente envolvendo um trem da linha 12-Safira, administrada temporariamente pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Na ocasião, um trem pegou fogo e paralisou a circulação das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Em abril deste ano, 23% dos entrevistados avaliaram de forma negativa o transporte público. Já 40% avaliaram de forma positiva o transporte.

Continua após a publicidade

Porém, em julho o número mudou. Após a falha, 30% dos usuários opinaram negativamente, e 35% positivamente sobre o ramal.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 27 de julho, e ouviu 1.650 pessoas com 16 anos ou mais.