O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou nesta terça-feira (30/6) que pretende retirar a Linha 17-Ouro do contrato de concessão da ViaMobilidade e manter a operação definitiva do monotrilho sob responsabilidade do Metrô de São Paulo. A declaração representa uma mudança de estratégia do governo estadual, que anteriormente defendia a transferência da linha para a iniciativa privada.
Segundo Tarcísio, a decisão ainda está em estudo, mas a avaliação é de que o Metrô tem apresentado bom desempenho na operação do ramal, inaugurado em março em fase de operação assistida.
“Existe uma intenção minha de manter com o Metrô. Isso é uma tendência que já está em estudo porque o Metrô está fazendo esse trabalho muito bem”, afirmou o governador durante a inauguração da estação Washington Luís, última parada da primeira etapa da Linha 17-Ouro.
Atualmente, a linha integra o contrato de concessão firmado em 2018 com a ViaMobilidade, responsável também pela operação da Linha 5-Lilás.
Governo muda estratégia para concessões do Metrô
Durante o evento, Tarcísio reconheceu que mudou de posição em relação à privatização de linhas operadas pelo Metrô.
Segundo ele, a prioridade agora é ampliar a participação da empresa estatal na expansão da malha metroviária, enquanto a ViaMobilidade poderá receber novos investimentos nas linhas que já administra.
O governador afirmou que uma eventual retirada da Linha 17-Ouro da concessão poderá ser compensada por meio do reequilíbrio econômico-financeiro do contrato, incluindo projetos de expansão da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela e da Linha 9-Esmeralda em direção a Parelheiros.
Procurada, a ViaMobilidade informou que não existe negociação sobre a retirada da concessão e ressaltou que a Linha 17-Ouro segue sendo operada pelo Metrô durante a fase assistida.
A mudança de entendimento também acompanha a posição do presidente do Metrô, Antonio Julio Castiglioni Neto, que já havia defendido publicamente que as linhas administradas pela estatal não fossem concedidas à iniciativa privada.
Linha 17-Ouro amplia funcionamento e prepara operação completa
A partir desta quarta-feira (1º/7), a Linha 17-Ouro passa a funcionar das 9h às 16h, ainda com viagens gratuitas durante a operação assistida. A expectativa é que o horário seja ampliado para o funcionamento integral, das 4h40 à meia-noite, até o dia 30 de setembro, quando terá início a operação plena.
Hoje, o monotrilho registra cerca de 3,5 mil embarques diários, número que deve chegar a aproximadamente 4 mil passageiros com a abertura da estação Washington Luís.
A nova estação está localizada no Jardim Aeroporto, na zona sul da capital, na esquina das avenidas Jornalista Roberto Marinho e Washington Luís. O trecho inaugurado possui cerca de 800 metros.
Com a nova parada, três trens passam a circular simultaneamente: dois fazem o percurso entre Morumbi e Aeroporto de Congonhas, enquanto um terceiro opera entre Brooklin Paulista e Washington Luís. Na operação definitiva, os trens percorrerão toda a linha em formato contínuo.
O intervalo entre as composições, atualmente entre sete e oito minutos, deverá cair para cerca de três minutos quando a operação atingir sua capacidade máxima. Desde o início da fase assistida, o tempo médio de viagem já foi reduzido de 21 para 17 minutos.
Inaugurada com 12 anos de atraso em relação ao cronograma original da Copa do Mundo de 2014, a Linha 17-Ouro possui 6,7 quilômetros, oito estações e liga a estação Morumbi ao Aeroporto de Congonhas, com integração às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda.
O governo estadual também prevê a expansão do monotrilho até Paraisópolis, com quatro novas estações, além da futura estação Vila Paulista. As obras têm previsão de conclusão entre 2031 e 2032.
Além da Linha 17-Ouro, Tarcísio confirmou que as seis primeiras estações da Linha 6-Laranja serão inauguradas nesta quinta-feira (2/6), com operação assistida aberta ao público a partir de sexta-feira (3), sem cobrança de tarifa na fase inicial.
