X

ALERTA

Tempestade solar severa atingirá a Terra neste fim de semana

A tempestade pode causar apagões e interromper satélites em órbita e redes de energia em todo o mundo

Yasmin Gomes

Publicado em 10/05/2024 às 20:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tempestade solar é um fenômeno caracterizado pela interferência que as emissões de partículas solares provocam no campo magnético do planeta Terra / Reprodução/SBT

Neste fim de semana, uma tempestade solar severa pode causar apagões e interromper satélites em órbita e redes de energia em todo o mundo.

Siga a Gazeta nas redes sociais e mantenha-se bem informado!

O Centro de Previsão do Clima Espacial dos Estados Unidos emitiu um alerta afirmando que a tempestade geomagnética deve chegar ao nível G4, e os efeitos estão previstos para chegar à Terra entre esta sexta-feira (9) e domingo (12).

O que é uma tempestade solar ? 

Tempestade solar é um fenômeno caracterizado pela interferência ou perturbação que as emissões de partículas solares e radiação eletromagnética provocam no campo magnético do planeta Terra. As tempestades solares são causadas pela intensificação das atividades que acontecem na coroa do Sol, a camada mais externa da atmosfera da estrela.

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Explosões solares

De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), desde quarta-feira (8) o sol tem produzido fortes explosões solares, que resultaram em cinco explosões de plasma. Cada uma delas pode conter bilhões de toneladas de plasma solar.

A NOAA chama isso de evento incomum, apontando que as explosões parecem estar associadas a uma mancha solar com 16 vezes o diâmetro da Terra. O texto conta com informações do SBT.

Uma tempestade geomagnética extrema em 2003 cortou a energia na Suécia e danificou transformadores de energia na África do Sul.

*Texto sob suprevisão de Diogo Mesquita

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

OLIMPÍADAS

Veja qual foi a melhor classificação do Brasil nos Jogos Olímpicos

País soma 150 conquistas em toda sua história, sendo que na última edição, garantiu 21 medalhas

Complexo Penha

Obra que vai ligar duas linhas importantes do metrô se aproxima da entrega

Até a conclusão da obra, os trens da CPTM passam por um desvio provisório

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter