Publicidade

X

Capital

Carnaval de rua deve reunir 12 milhões de pessoas

DIAS DE FOLIA. 516 blocos estão previstos para o período entre 23 de fevereiro e 10 de março na capital paulista

Bruno Hoffmann

Publicado em 14/02/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Das 32 subprefeituras, 29 participarão da programação do Carnaval de rua paulistano / /Rovena Rosa/Agência Brasil

A Prefeitura de São Paulo divulgou a programação oficial do Carnaval de rua na manhã desta quarta-feira. Ao todo, 516 blocos estão previstos para o período entre os dias 23 de fevereiro e 10 de março. O número representa um aumento de 12,4% em relação ao ano anterior, que teve 459, e é o triplo de 2014 (172 inscritos), primeiro ano da regulação do evento na capital paulista.

"Vai ser mais um grande Carnaval de rua", declarou o prefeito Bruno Covas (PSDB) em coletiva de imprensa realizada na sede da prefeitura. "Um Carnaval democrático, que não permite a venda de espaços reservados, e descentralizado, com desfiles em 29 das 32 subprefeituras."

A quantidade de desfiles também aumentou. Estão previstos 556 desfiles em 300 trajetos, 13,2% a mais do que em 2018 (491). O público estimado é de 12 milhões para os oito dias de programação, que inclui os dias 23 e 24 de fevereiro e 2, 3, 4, 5, 9 e 10 de março.

Neste ano, a programação não contempla a avenida 23 de Maio, mas traz três novos trajetos de "megablocos" nas avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini, na zona sul, Tiradentes, no centro, e Marquês de São Vicente, na região oeste.

Dentre os artistas confirmados, estão as cantoras Maria Rita e Daniela Mercury e o músico Alceu Valença.

Alguns blocos já saíram pela cidade neste início de fevereiro, para ensaios, o que levou milhares de pessoas ao centro. Das 32 subprefeituras, 29 participarão da programação. A maioria dos blocos se concentra na Sé (149), em Pinheiros (102), na Vila Mariana (46) e na Lapa (37).

Parte das agremiações desfilará mais de uma vez, no pré e pós Carnaval.

Como nos anos anteriores, o número de blocos mudou em relação ao de inscritos no fim do ano. O Carnaval será patrocinado por uma subsidiária da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), a Arosuco, que repassou R$ 16,1 milhões à gestão municipal, responsável pela organização.

Parte do recurso de patrocínio também foi investido na na oferta de carros de som e ambulâncias para 29 blocos de rua comunitários, todos com mais de três anos de experiência e público estimado de até quatro mil foliões. Segundo o secretário municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, o fomento é uma forma de expandir o evento para mais regiões da cidade.

VILA MADALENA.

A Vila Madalena, na região oeste da capital paulista, terá uma Zona de Atenção Especial (ZAE), com acesso mediante revista e restrito a até 5 mil pessoas. Como em anos anteriores, serão proibidos a entrada de vendedores ambulantes e o desfile de blocos no local, além de ser permitido o atendimento ao público apenas em bares e restaurantes fixos. (EC)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ÁGUA NA BOCA

Não sabe qual sobremesa fazer na Páscoa? confira 4 receitas fáceis de fazer

Cozinheiro deu 4 dicas de receitas de sobremesas para fazer no domingo de Páscoa; confira nesta reportagem da Gazeta

HISTÓRIAS E BIOGRAFIA

Ana Hickmann, 43 anos: Conheça história e polêmicas da apresentadora

Apresentadora, modelo e empresária de sucesso; Ana Hickmann tem uma carreira repleta de curiosidades

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter