Vereador bolsonarista pode ser cassado em São Bernardo do Campo

Paulo Chuchu é acusado de ameaçar jornalista após questionar se profissional era petista; ele concorreu como vice de Manente na cidade

Vereador Paulo Chuchu, de São Bernardo do Campo

Vereador Paulo Chuchu, de São Bernardo do Campo | Reprodução/Instagram

A Câmara de São Bernardo do Campo aprovou nesta terça-feira (29/10) um requerimento para investigar o vereador Paulo Chuchu (PL) por ameaçar um jornalista em agosto deste ano. Ele pode ser cassado pela Casa.

Continua após a publicidade

Chuchu concorreu como vice de Alex Manente (Cidadania) nas eleições municipais deste ano – nas quais foi derrotado para Marcelo Lima (Podemos) – e teve a ficha de filiação ao PL abonada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O pedido recebeu aval positivo por 19 votos contra seis.

A reportagem da Gazeta questionou lideranças políticas do município do ABC Paulista que disseram que a expectativa é pela cassação do parlamentar.

O que aconteceu

Segundo a denúncia, Chuchu mostrou uma arma para um repórter do Diário do Grande ABC em 21 de agosto deste ano, após questionar o profissional de forma insistente em quem ele votaria nas eleições municipais.

Continua após a publicidade

Como o jornalista se recusou a responder, o parlamentar passou a chamá-lo de “petista”. Neste momento, Chuchu teria sacado uma arma e dito: “É melhor tomar cuidado com o que responde. Ainda bem que eu tenho porte de arma”.

A denúncia foi apresentada pelo PSOL de São Bernardo do Campo. O vereador nega a acusação.

Mandato termina em 2 meses

Chuchu concorreu como vice nas eleições municipais deste ano, e seu mandato como vereador segue apenas até 31 de dezembro. Ou seja, há a possibilidade de ele ser cassado a menos de dois meses do fim do mandato.

Continua após a publicidade

O caso agora segue para análise da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara.