Yan Lopes faz balanço da gestão e comenta polêmica em Caçapava

Prefeito destacou ações em saúde, mobilidade e limpeza urbana, além de comentar episódio recente que repercutiu nas redes sociais

Yan Lopes, prefeito de Caçapava, durante entrevista exclusiva à Gazeta em São Paulo

Yan Lopes, prefeito de Caçapava, durante entrevista exclusiva à Gazeta em São Paulo | Yuri Villaça/Gazeta de S.Paulo

Yan Lopes (Podemos), prefeito de Caçapava, no Vale do Paraíba, concedeu entrevista exclusiva à Gazeta e fez um balanço de sua gestão.

Continua após a publicidade

O político, de 25 anos, já foi vereador no município e assumiu, pela primeira vez, o cargo de prefeito em 2025, após vencer as eleições municipais de 2024. Na ocasião, obteve 18.223 votos (34,39% do total), contra 13.882 (26,20%) de Delegado Hugo (PL), segundo colocado na disputa.

Durante o programa De Olho no Poder, exibido pela TV GMG, Yan Lopes abordou temas como saúde, mobilidade urbana, limpeza pública e administração municipal. Ele também comentou a recente polêmica envolvendo seu nome nas redes sociais, após ser criticado por supostamente ignorar um homem caído na rua durante a gravação de um vídeo.

Natural de Caçapava, Yan Lopes foi o candidato mais jovem à prefeitura nas últimas eleições. Em 2020, já havia se tornado o vereador mais jovem da história do município, eleito aos 20 anos.

Continua após a publicidade

O chefe do Executivo pontuou que um dos principais desafios logo que assumiu foi organizar a administração. 

“Quando a gente ganhou a eleição para prefeito municipal, a gente tinha noção do tamanho do problema que a gente ia enfrentar, mas quando a gente assumiu a prefeitura, a gente pôde ver que muita coisa ia muito além do que a gente imaginava. Eu acredito que a maior dificuldade que a gente enfrenta até nos dias de hoje é passar por uma mudança cultural de gestão”, pontua Yan Lopes. 

Além disso, o prefeito reforçou a postura adotada. Confira entrevista em vídeo abaixo: 

“É tratar a prefeitura como se fosse uma empresa, até porque a prefeitura é uma empresa. Quem paga por meio do imposto é a população. A gente tem que entregar serviço. Saúde, educação, segurança, estrutura urbana, cultura, obra, emprego, planejamento urbano, meio ambiente, enfim. Assim que a gente assumiu a prefeitura, a gente percebeu que muito era feito de forma pouco otimizada”. 

Continua após a publicidade

Avaliação e obras em Caçapava 

Questionado se os moradores de Caçapava já estavam sentindo os efeitos das decisões e melhorias de sua gestão, Yan Lopes afirmou que a administração segue empenhada.

“Eu acredito que a gente entregou muito mais do que a gente poderia. A gente começou uma obra de drenagem na Avenida Brasil, que historicamente alagava. A gente conseguiu entregar novos postinhos de saúde, que mudaram de prédio e foram reformados. A gente digitalizou a saúde em grande parte da atenção básica. Entregamos uma nova ala infantil no pronto-socorro e reformamos o pronto-socorro adulto.”

Yan complementou a fala com mais obras. “A gente asfaltou quase 20 ruas. Então, quando a gente pega para ver que o orçamento do ano passado sequer foi desenhado por nós, mas a gente fez muito além do que poderia ter sido feito, eu acredito que, a partir deste ano, a ideia é dobrar o trabalho. A gente vai começar em breve um projeto de Anel Viário. Tem muita coisa boa chegando. A gente casou uma série de obras, todas para o mesmo momento. E este ano é o ano da virada”, complementou.

Polêmica e redes sociais 

No início de março, Yan Lopes foi criticado nas redes sociais após a repercussão de um vídeo em que supostamente ignora um homem caído na rua durante a gravação de conteúdo sobre pichações na cidade.

Continua após a publicidade

O vídeo foi publicado nas redes do prefeito no dia 7 de março e gravado na Avenida Francisca Sales Damasco, no Jardim São José.

Nas imagens, Yan critica a pichação em postes da via. Durante a gravação, é possível ver um homem caído próximo a um dos postes. O prefeito, no entanto, segue com o vídeo e afirma que a Prefeitura gasta “uma fortuna para manter a cidade limpa”.

“É inadmissível que continuem pichando a nossa cidade. Há uma diferença muito clara entre grafite, do qual sou fã, e pichação. Isso é depredação de patrimônio público e não pode acontecer”, disse, à época.

A publicação gerou críticas de internautas, que apontaram a falta de reação do prefeito diante da situação.

Continua após a publicidade

Em entrevista à Gazeta, Yan Lopes comentou o caso pela primeira vez.

“Eu estava passando de carro, vi a situação e decidi gravar. Não percebi que havia um rapaz caído próximo ao poste. Depois, retornei ao local e, do outro lado da rua, há uma adega. O homem estava embriagado. Também acionei um secretário para prestar apoio, mas, quando a equipe chegou, ele já não estava mais lá. Peço desculpas a quem se sentiu incomodado. Jamais vamos desvalorizar a vida humana, pelo contrário.”