Publicidade

X

SUV ESTICADO

Novo Tiguan Allspace já pode ser reservado nas concessionárias

Na versão única R-Line de até sete lugares, o novo Volkswagen Tiguan Allspace volta ao Brasil

Daniel Dias - AutoMotrix

Publicado em 20/10/2023 às 14:15

Atualizado em 20/10/2023 às 14:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O Tiguan Allspace é equipado com o motor 2.0 turbo de 186 cavalos e 30 kgfm de torque, associado à transmissão automática de 8 velocidades / Divulgação

O novo Tiguan Allspace já pode ser reservado nas concessionárias da Volkswagen no Brasil. Em versão única, a R-Line, o SUV de sete lugares tem o teto solar panorâmico como opcional e cinco cores, a sólida Branco Puro, as metálicas Prata Pyrit, Cinza Platinum, Azul Atlantice e a perolizada Preto Mystic, com preço sugerido de R$ 278.990. Produzido no México, o Tiguan tem uma história de 15 anos no Brasil, com mais de 60 mil unidades vendidas. No mundo, o Tiguan deu tão certo que apressou a aposentadoria do utilitário esportivo Touareg, até então, o SUV topo de linha da fabricante. 

O Tiguan retorna ao catálogo da Volkswagen no Brasil com mudanças importantes. Do lado de fora, a dianteira recebeu linhas mais esportivas, com as tomadas de ar maiores e detalhes em preto brilhante e cromado. Os novos faróis IQ.Light Matrix estão interligados pela assinatura noturna em leds que se estende por toda a grade cromada com emblema da linha “R”. Na traseira, a parte inferior do para-choque traz novas ponteiras de escape, detalhes em preto brilhante seguindo a linha da dianteira e novas lanternas em leds com assinatura exclusiva. As inéditas rodas de 19 polegadas têm detalhe diamantado e estão calçadas com pneus de medida 235/50.

R-Line é a nomenclatura tradicional da Volkswagen para modelos que unem esportividade ao conforto, segurança e tecnologia. O Tiguan Allspace é equipado com o motor 2.0 turbo EA888 a gasolina de quatro cilindros com 186 cavalos de potência e 30 kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de 8 marchas. De acordo com a marca alemã, a nova configuração do motor garante entrega rápida de potência e uma eficiência maior, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes, sem perder as qualidades de dirigibilidade e dinâmica que marcaram a trajetória de sucesso do SUV.

Na cabine, os bancos em couro são perfurados, climatizados, elétricos e com memória para o do motorista, com o emblema “R” no encosto dos dois da frente. O novo volante capacitivo com botões “touch” tem aquecimento, enquanto os “paddles shifters” de trocas sequenciais de marchas têm alusão à versão R-Line na parte inferior. O acabamento em couro se estende para o painel e para as quatro portas. O Active InfoDisplay de 10,25 polegadas, totalmente configurável, é controlado pela central multimídia Discovery Media com tela de 8 polegadas, que oferece conectividade sem fio para smartphones com Apple CarPlay ou Android Auto, navegação nativa, câmera de ré, controle de voz e ajustes do veículo, como o seletor dos modo de condução (“Eco”, “Normal”, “Sport” e “Individual”) ou da luz ambiente com 30 opções de cores.

O ar-condicionado Climatronic Touch é de três zonas com saídas e configuração de temperatura para os ocupantes do banco traseiro. O porta-objetos no console central integra o carregador de celular por indução com os botões de ignição, freio de estacionamento eletrônico, Start&Stop, Auto Hold e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Para quem viaja na terceira fileira, o acesso é facilitado pelo rebatimento do banco do meio, com bom espaço para as pernas. Mesmo com as três fileiras de bancos, a capacidade do porta-malas é de 216 litros. Com a configuração de cinco lugares, o compartimento de carga sobe para 686 litros, chegando a 1.761 litros com as duas fileiras de trás rebatidas. A tampa traseira é elétrica com função Easy Open, facilitando a abertura quando as mãos estão ocupadas.

De série, o Tiguan Allspace conta com controles de tração e estabilidade, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), frenagem automática pós-colisão e de manobra, assistente de partida em rampa (Hill Hold), controle de pressão dos pneus e bloqueio eletrônico de diferencial. O SUV traz como novidade significativa o Travel Assist, sistema semi-autônomo de nível 2. A função é uma combinação do sistema Lane Assist e o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go (ACC), sendo capaz de assumir os controles longitudinal e lateral do carro. Na rodagem em estrada, o sistema mantém o veículo centralizado na faixa, com vibração no volante quando o carro tende a sair dela e insistindo em deixá-lo nos limites das faixas pintadas no asfalto.

A lista de segurança ativa cresce com a frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, o alerta de ponto cego (Blind Spot Monitoring) e o assistente de trafego cruzado – em manobras, os sensores do carro controlam o movimento de outros veículos cruzando a traseira, emitindo alertas ao motorista. Para facilitar as manobras em shoppings ou em garagens, o Tiguan Allspace tem o Park Assist para vagas perpendiculares e paralelas. Basta o condutor selecionar a vaga na central multimídia que o sistema atua auxiliando a manobra. 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

CASOS EM ALTA

Dengue: grávidas e bebês podem usar repelentes?

Na busca por proteção, a procura por repelentes aumentou nas farmácias de todo o País; dermatologista orienta sobre o uso

DRAMA ALVINEGRO

Corinthians perde para a Ponte Preta em Itaquera e vê vaga se distanciar

Iago Dias abriu o placar aos cinco minutos para a Ponte Preta; Corinthians finaliza 26 vezes, mas não consegue balançar as redes

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter