Enquanto se prepara para as 24 Horas de Le Mans, previstas para este fim de semana (14 e 15/6), na França, a Porsche revelou a versão de rua do hipercarro 963, a 963 RSP.
O modelo tem como base a máquina vencedora dos campeonatos IMSA e WEC, seguindo de perto a direção de design adotada do 917 de meio seculo atrás.
O 963 RSP é equipado com motor V8 biturbo de 4,6 litros com potência de até 680 cavalos, cuja origem remonta ao programa de corridas RS Spyder, operado pela Penske (em importância, uma espécie de Ferrari do automobilismo norte-americano) e vencedor de todos os títulos da LMP2 na American Le Mans Series de 2006 a 2008.
O motor foi ampliado de 3,4 para 4,6 litros e, posteriormente, usado no superesportivo 918 Spyder. O virabrequim plano e o curso curto do motor permitem um ponto de montagem baixo, ajudando a otimizar o centro de gravidade do carro.
Enquanto o 918 Spyder utilizava o propulsor em configuração aspirada, o 963 emprega dois turbocompressores fornecidos pela fabricante holandesa Van der Lee, com pressão de sobrealimentação moderada.
