A escola Emef Profº Luiz Leite, no Galo Branco, região leste de São José dos Campos teve nada menos que nove alunos medalhistas de bronze, em nível estadual, na 6°Olimpíada Brasileira GeoBrasil 2021. A competição foi realizada de maneira online e ocorreu entre agosto e setembro.
Os estudantes do 9°ano trabalharam em equipe e todos eles foram convidados no início do ano pela professora de Geografia Joelma Angélica Castilho. Com alunos de três turmas diferentes, Joelma conversou e incentivou o grupo que agora colhe o fruto da conquista.
“A prova é de nível médio, difícil e voltada a escolas públicas e particulares. Eles estudaram, pesquisaram e participaram das etapas da prova on-line, desde agosto até o resultado agora em outubro, e conquistamos medalha de bronze”, disse Joelma. Que complementa: “a Geografia é ampla e envolve outras disciplinas. Eles se organizaram, aprenderam bastante, se doaram, foram muito unidos e trabalharam super bem em equipe”, completou a professora.
Foram semanas trabalhando juntos etapa por etapa. Após o titulo, todos comemoram a experiência e o certificado. “Foi a primeira vez que participei de uma Olimpíada como esta. Valeu muito a pena todo esforço, fiquei feliz”, afirmou Felipe Domicio Melquiades da Silva, que tem 15 anos.
Para Daniele de Freitas, orientadora de Ensino de Geografia da Secretaria de Educação, a oportunidade de participar é importante no processo de aprendizagem e para a bagagem cultural dos adolescentes. “Eles foram além, se dedicaram e não fizeram o trabalho em grupo, cada um na sua, mas em equipe, todos juntos, se ajudando pelo mesmo objetivo. Estão de parabéns”.
Outros medalhistas também argumentaram sobre a importância de ter conhecimentos de geografia e como a área reflete em cada vida. “A Geografia nos ensina a estudar sempre mais e questionar sobre nossa vida e rotina”, disse a estudante Jennifer Giulia Campos, que tem 15 anos.
“Passamos várias horas estudando e nos dedicando para isto. Então, o terceiro lugar para gente é como se fosse o primeiro. Foi muito bom”, afirmou a aluna Yasmin Kainara de Araújo Rabelo Silva, que tem 14 anos.
A Olimpíada
A fase nacional teve a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT) e a Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) de forma conjunta. Durantes as etapas, os estudantes demonstraram a capacidade de raciocínio para analisar e interpretar enômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana em um trabalho feito em equipe com colaboração.
Ao longo de todo o processo, os estudantes responderam questões de Geografia Geral e algumas mais específicas de Ciências da Terra (Geografia Física).
