Fux manda Maluf cumprir pena por falsidade ideológica

Ex-prefeito de São Paulo, que já está em prisão domiciliar em processo por lavagem de dinheiro, foi condenado a 2 anos e 9 meses

Em dezembro de 2017, ex-deputado federal Paulo Maluf foi preso por ordem do ministro Edson Fachin

Em dezembro de 2017, ex-deputado federal Paulo Maluf foi preso por ordem do ministro Edson Fachin | /DIVULGAÇÃO

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o início imediato da execução da pena imposta ao ex-deputado federal Paulo Maluf, de 88 anos, na Ação Penal (AP) 968 pelo crime de falsidade ideológica para fins eleitorais. Os atos da execução foram delegados ao juízo da 4.ª Vara de Execuções Penais de São Paulo.

Continua após a publicidade

As informações foram divulgadas pelo Supremo.

Continua após a publicidade

Maluf já foi condenado a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão por crime de lavagem de dinheiro quando exercia o mandato de prefeito de São Paulo (1993/1996).

Continua após a publicidade

Em dezembro de 2017, ele foi preso por ordem do ministro Edson Fachin. Em março de 2018, o ministro Dias Toffoli deu a Maluf o benefício da prisão domiciliar humanitária, em razão do estado de saúde debilitado do ex-prefeito.

Continua após a publicidade

Neste outro processo, por falsidade ideológica, Maluf foi condenado em maio de 2018 pela Primeira Turma do STF a dois anos e nove meses de reclusão no regime inicial semiaberto, convertido em prisão
domiciliar.

Continua após a publicidade

O motivo foi a omissão de R$ 168 mil na prestação de contas de sua campanha para deputado em 2010 apresentada à Justiça
Eleitoral.

Continua após a publicidade

Os valores foram pagos pela Eucatex, empresa da família Maluf, a uma gráfica para a confecção de material de campanha.

Continua após a publicidade

A defesa do ex-prefeito Paulo Maluf não se manifestou sobre a ordem do ministro Luiz Fux.(EC)