INSS inicia teste piloto de prova de vida por biometria facial

Testes começaram nesta quinta-feira (20), com cerca de 500 mil beneficiários

A mensagem SMS será enviada pelo número 280-1, ou seja, mensagens enviadas por outros números deverão ser ignoradas. O instituto também divulgou o número 135 para eventuais dúvidas

A mensagem SMS será enviada pelo número 280-1, ou seja, mensagens enviadas por outros números deverão ser ignoradas. O instituto também divulgou o número 135 para eventuais dúvidas | Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os testes do projeto piloto que testa a prova de vida do beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por biometria facial começaram nesta quinta-feira (20). Inicialmente cerca de 500 mil beneficiários testarão o procedimento.

Continua após a publicidade

A partir disto, a prova de vida digital será realizada nos aplicativos do Governo Digital e Meu INSS com o uso da câmera do celular do cidadão. Como é um projeto piloto, a opção estará disponível apenas para os beneficiários escolhidos. O INSS entrará em contato com os segurados por SMS, e-mail e telefone.

Continua após a publicidade

A mensagem SMS será enviada pelo número 280-1, ou seja, mensagens enviadas por outros números deverão ser ignoradas. O instituto também divulgou o número 135 para eventuais dúvidas.

Continua após a publicidade

Como usar

Continua após a publicidade

O beneficiário deverá abrir o aplicativo Meu INSS e clicar no botão “Prova de Vida”. Em seguida, ele deverá colocar o CPF na página aberta, clicar em “autorizações” e seguir as orientações.

Continua após a publicidade

O aplicativo questionará o usuário sobre algum documento. Após respondê-la, o beneficiário será autorizada a tirar fotos e gravar vídeos. Após o procedimento, o aplicativo usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral para comprovar.