Professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de São Paulo têm até 2 de julho para se inscrever no curso “Matemática²”, pós-graduação lato sensu em Educação Matemática da Faculdade SESI de Educação. As inscrições devem ser feitas na página do SESI-SP.
Desta vez, são 500 vagas direcionadas a docentes de escolas da rede paulista de Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. O curso é uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e o Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP).
A formação é presencial e tem duração de 360 horas (20 meses). O foco do curso é preparar educadores da área para atuarem com metodologias mais colaborativas e aplicado na resolução de problemas para aproximar o ensino da matemática na realidade dos estudantes.
Detalhes das aulas
As aulas têm início em setembro e o conteúdo será dividido da seguinte forma:
- 60% conhecimentos sobre a matemática e como ensiná-la;
- 20% conhecimentos pedagógicos gerais e;
- 20% para planejamento, aplicação, avaliação de prática e elaboração constante do TCC.
A primeira turma do curso teve início em setembro de 2024 com 578 professores de escolas da Capital, Campinas e Sorocaba. A segunda foi voltada a 737 educadores das cidades de Cubatão, Guarulhos, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Osasco, Santa Bárbara d’Oeste e São Bernardo do Campo.
O curso Matemática² será incluído no cálculo no processo de atribuição de aula e classes (pontuação equivalente ao do professor cursista do programa Multiplica SP) e também na evolução da carreira do docente, de acordo com as regras da rede paulista.
A parceria entre Seduc-SP e SESI-SP prevê a formação de 26 mil professores até 2034, com abertura de turmas de forma escalonada, com o objetivo de ampliar os locais de oferta a cada semestre até cobrir todo o território do estado de São Paulo.
