Nesta terça-feira (8), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o projeto de combate às notícias falsas (fake news) deve ser votado ainda este ano. De acordo com o presidente, o projeto será debatido em cerca de duas semanas.
“Eu acho que mais uma duas semanas, no máximo, certamente o grupo de trabalho vai ter uma proposta para apresentar aos líderes e, a partir daí, mais umas duas semanas para votar, eu acho que umas quatro semanas, eu espero, que a gente consiga avançar”, afirmou Maia durante um webinar organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) para debater o tema.
“Vamos colocar o processo na pauta e votar o projeto, certamente vai ser bem antes do final do ano”, completou. O projeto foi aprovado pelo Senado em junho.
Maia defende que as plataformas de redes sociais tenham alguma responsabilização por conteúdos falsos. Segundo o presidente, as plataformas devem ser responsabilizadas como“qualquer outro meio de comunicação”.
“As plataformas vão sempre dizer que não têm responsabilidade, mas eu acho que, como qualquer meio de comunicação, vai ter que se construir um caminho para que todos tenham responsabilidade também”, disse Maia.
“Não é fácil, mas se não se conseguir uma solução vamos ter esse ambiente de fake news continuando a contaminar o ambiente da sociedade, criando narrativas pesadas”, acrescentou o presidente da Câmara.
