Terceira dose: confira quem já pode tomar a dose extra na cidade de SP

Todos que têm 77 anos ou mais e que tomaram as doses da Coronovac já podem tomar a terceira aplicação com Pfizer

Medida está valendo desde esta segunda-feira

Vacinação de idosos em SP | Divulgação/PMTS

Desde segunda-feira (27) a cidade de São Paulo já está oferecendo a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para pessoas com mais de 70 anos. Porém, para estar apto a receber a dose extra, é preciso verificar a data da última dose recebida e garantir que o período de segurança após a sua aplicação já tenha sido cumprido. Por isso, é fundamental que o idoso confirme se pode receber a vacina antes de ir às unidades de imunização. 

Continua após a publicidade

Usando como base as datas divulgadas pela Prefeitura de São Paulo, gestão Ricardo Nunes (MDB), para a aplicação da primeira dose, a reportagem usou o primeiro dia autorizado para determinada idade tomar a vacina para planejar o período necessário para cada faixa etária. 

Os idosos que tomaram o imunizante da AstraZeneca, como primeira e segunda dose, ainda não podem ir aos postos de vacinação. Os cidadãos com mais de 90 anos, que puderam tomar a dose inicial da fabricante no dia 5 de fevereiro e a segunda do dia 30 de abril, poderão receber a vacina de reforço no dia 30 de outubro. 

Todos que têm 77 anos ou mais e que tomaram as doses da Coronovac já podem tomar a terceira aplicação com Pfizer. Pessoas entre 68 e 76 só poderão ir em outubro, em diferentes datas. Já os munícipes entre 60 e 67 estarão permitidos em novembro, em dias estipulados. 

Continua após a publicidade

A vacina da Pfizer não foi incluída na lista, pois passou a ser aplicada como primeira dose em maio deste ano em pessoas de 60 a 62 anos de idade. Como o intervalo entre a primeira e a segunda era de 12 semanas –antes da antecipação para 8 semanas–, a regra vale a mesma da AstraZeneca. 

Para receber a dose adicional, o idoso deve levar um documento de identificação, o comprovante de vacinação físico ou digital, e um comprovante de residência na capital paulista. 

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, cerca de 174 mil pessoas poderão tomar o reforço na capital.
Ainda não existe previsão em São Paulo, mas o Ministério da Saúde já orienta dose de reforço em idosos acima de 60 anos. 

Continua após a publicidade

“É possível no final do mês de setembro já ofertar para os idosos brasileiros uma dose de reforço da vacina. Além das pessoas com mais de 70 anos e dos profissionais de saúde que já foram anunciados como contemplados com o reforço, agora o Ministério da Saúde vai atender aqueles com mais de 60 anos”, disse Marcelo Queiroga, ministro da Saúde. 

O desencontro de informações atrapalhou a vida de setentões, que pensavam já poder tomar a dose de reforço do imunizante nesta segunda (27) e terça (28). 

Depois de tomar a primeira dose no dia 26 de março e a segunda em 16 de abril, Wanduir Durant, 70 anos, servidor federal, pensou que já pudesse tomar a terceira dose e foi na UBS (Unidade Básica de Saúde) Nossa Senhora do Brasil, na Bela Vista (região central da capital paulista). 

Continua após a publicidade

“Fui até a UBS perto de casa e me informaram que não poderia tomar a terceira dose. Além de mim, uma fila de mais pessoas da minha idade foram mandadas embora”, diz Wanduir. “Essa falta de informações do governo é um descaso coletivo”, completa. 

Caso parecido com Cleide Nébias, 74 anos, que foi na UBS Dr. Manoel Joaquim Pera, na Vila Madalena (zona oeste de SP), e já tomou as duas doses da vacina Coronovac nas datas estipuladas. 

“Ao apresentar o comprovante das duas doses a funcionária que estava na porta informou que eu e meu marido poderemos tomar no dia 09 de outubro e que será a Pfizer”, afirma. “Os profissionais do posto são sempre muito gentis”, completa Cleide. 

Continua após a publicidade

Orlando Ranieri Júnior, 70 anos, foi até o Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, no Sumaré (zona oeste da cidade de São Paulo), mas só foi informado que não poderia tomar a terceira dose quando chegou sua vez. 

“Cheguei na fila às 6h30 e permaneci até a abertura do posto de vacinação, mas me falaram que tinha que voltar somente no fim de outubro”, diz. 

Em nota à reportagem, a Prefeitura de São Paulo, gestão Ricardo Nunes (MDB), por meio da Secretaria Municipal da Saúde, afirma que uma vez aberto o calendário de vacinação para determinado público, o munícipe está apto a receber a imunização em qualquer tempo da campanha vigente.

Continua após a publicidade

“Atualmente, a vacinação na capital acontece de maneira escalonada. Os idosos com mais de 70 anos e que tomaram a segunda dose há mais de 6 meses estão aptos a receber a dose adicional”, diz. 

A pasta ainda afirma que o munícipe deve procurar o posto de vacinação mais próximo de sua residência para completar o seu esquema vacinal.