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Cotidiano

Trem intercidades: São Paulo e Santos poderão ser conectadas por nova ferrovia

Projeto de trem que ligará São Paulo a Santos, ao longo da Rodovia dos Imigrantes, quer reduzir o congestionamento e oferecer uma alternativa rápida e eficiente para os passageiros

Hebert Dabanovich

31/05/2024 às 12:15  atualizado em 31/05/2024 às 12:19

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Novo ramal férreo deverá ter entre 80 km e 130 km, sendo percorrido em 90 minutos

Novo ramal férreo deverá ter entre 80 km e 130 km, sendo percorrido em 90 minutos | Divulgação/Governo do Estado

O trajeto entre São Paulo e Santos por meio de um trem já foi uma realidade e segue nos desejos dos futuros passageiros que pretendem viajar entre as duas regiões sem depender do congestionado sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). Para quem usa essas rodovias, sempre congestionadas por excesso de carros, a faixa de domínio das pistas deverá abrigar um serviço ferroviário. Esse é o plano da atual gestão estadual.

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Desde que deu início aos anúncios dos projetos de trens de médio percurso, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já fez outras apostas em trechos, como uma ligação pelo extremo sul de São Paulo. No entanto, o foco atual será a implantação ao lado da Rodovia dos Imigrantes.

O que é Faixa de Domínio?

Segundo o site do Governo de São Paulo, define-se como "Faixa de Domínio" a base física sobre a qual se assenta uma rodovia, constituída pelas pistas de rolamento, canteiros, acostamentos, sinalização e faixa lateral de segurança, com limites definidos conforme projeto executivo da rodovia, decretos de utilidade pública ou projetos de desapropriação. Conforme o Art. 50 do Código de Trânsito Brasileiro, o uso de faixas laterais de domínio e das áreas adjacentes às estradas e rodovias obedecerá às condições de segurança do trânsito estabelecidas pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.

Durante uma coletiva sobre novos projetos ferroviários, o governador declarou que "a linha mais provável" entre a capital e Santos seria pela faixa de domínio da Rodovia dos Imigrantes. O projeto poderá estar pronto em 2026 e o leilão pode ocorrer em 2027.

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A extensão total do novo ramal férreo deverá ter entre 80 km e 130 km, será percorrido em 90 minutos, com previsão de geração de 13 mil empregos durante as obras. Segundo uma nota do governo estadual, o projeto do Trem Intercidades TIC Eixo Sul é estimado em torno de R$ 15 bilhões e entrou na etapa de estudos de viabilidade e modelagem de negócios.

O percurso

Conforme o mapa mostrando os possíveis trajetos, disponibilizado pelo site do Governo de São Paulo, o traçado do meio segue pela Rodovia dos Imigrantes. A ferrovia seguiria a faixa de domínio da rodovia até a região da interligação, onde haveria uma conexão com a Ferrovia Santos-Cajati, permitindo que o trem chegasse até Santos.

Possíveis trajetos do TIC eixo Sul


O segmento teria declividade, auxiliando na viabilização do projeto. A parada está localizada na Avenida Doutor Ricardo Jafet, onde está a estação Santos-Imigrantes, ligação poderia ser a partir dela que, em conjunto com a Abraão de Morais, funcionam como uma espécie de continuação da Rodovia dos Imigrantes, só que em período urbano. Resta saber se os trens vão acessar a estação de metrô até a rodovia por subterrâneo ou elevado.

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