A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 09 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Cartão postal de São Paulo é revitalizado e reforça segurança

Órgãos municipais de proteção ao patrimônio autorizaram reforma no Viaduto Santa Ifigênia

Matheus Herbert

01/11/2024 às 17:15  atualizado em 01/11/2024 às 18:07

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Além de comerciantes, pedestres que cruzam o local diariamente elogiaram a reforma

Além de comerciantes, pedestres que cruzam o local diariamente elogiaram a reforma | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

Um dos maiores cartões postais de São Paulo foi revitalizado e isso, empiricamente, reforçou a segurança no local. Isso é o que percebem os comerciantes que vendem produtos diversos no Viaduto Santa Ifigênia, no centro da capital paulista.

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de São Paulo entregou as obras de restauro do patrimônio histórico no dia 4 de outubro e, em aproximadamente um mês, vendedores e pedestres que cruzam o viaduto diariamente elogiaram e se disseram estar satisfeitos com a revitalização. Para eles, o local ficou mais seguro e bonito. 

A Gazeta acompanhou os trabalhos dos profissionais da prefeitura no início do projeto. A primeira previsão de entrega do local reformado era agosto, mas o prazo foi adiado para o fim de setembro. O tradicional piso do viaduto foi removido. Área também recebeu pintura e iluminação. 

Na manhã desta sexta-feira (1º/11), a reportagem da Gazeta retornou ao Viaduto Sant Ifigênia. “Reforma ficou ótima, deu muito mais vida aqui para a região central. A obra ficou linda e gerou mais segurança a todos que trabalham aqui ou só cruzam diariamente”, diz o comerciante, Geraldo Romão, de 65 anos. Ele atua há mais de 30 anos como autônomo por diversos bairros da Capital. 

Continua depois da publicidade

Viaduto Santa EfigêniaComerciante Geraldo Cruz elogiou revitalização do viaduto Santa Ifigênia. Foto Thiago Neme/ Gazeta de S.Paulo 

“Sentimos que a obra demorou um pouco, mas o resultado foi ótimo. Trouxe mais segurança e beleza. Passo por aqui diariamente”, complementou a aposentada, Cleia Lima, de 59 anos. 

No início das obras, a Prefeitura de São Paulo pontuou que o objetivo da reforma era melhorar a segurança na região e resgatar a arquitetura original do patrimônio.

Segundo a Administração, “as intervenções, iniciadas em junho de 2023, receberam um investimento municipal de R$ 10 milhões. As obras foram autorizadas pelos órgãos municipais de proteção ao patrimônio, o Conpresp e o DPH, e mantiveram as características originais do viaduto”, pontuou na época. 

Continua depois da publicidade

A recuperação e restauro do viaduto Santa Ifigênia faz parte do ‘Programa de Manutenção das Pontes e Viadutos’. Confira abaixo fotos do local: 

De estilo art nouveau, o viaduto Santa Ifigênia teve sua estrutura trazida da Bélgica e foi inaugurado em 26 de julho de 1913. Fotos: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
De estilo art nouveau, o viaduto Santa Ifigênia teve sua estrutura trazida da Bélgica e foi inaugurado em 26 de julho de 1913. Fotos: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Comerciantes e pedestres elogiaram a reforma do viaduto, na região central da Capital.
Comerciantes e pedestres elogiaram a reforma do viaduto, na região central da Capital.
A revitalização do local foi autorizada pelos órgãos municipais de proteção ao patrimônio (Conpresp e DPH) e preservou as características originais do viaduto.
A revitalização do local foi autorizada pelos órgãos municipais de proteção ao patrimônio (Conpresp e DPH) e preservou as características originais do viaduto.
O tradicional piso do viaduto foi removido, mas trocado por outro que manteve a tradição histórica.
O tradicional piso do viaduto foi removido, mas trocado por outro que manteve a tradição histórica.
A recuperação e restauro do viaduto Santa Ifigênia faz parte do 'Programa de Manutenção das Pontes e Viadutos'
A recuperação e restauro do viaduto Santa Ifigênia faz parte do 'Programa de Manutenção das Pontes e Viadutos'

O secretário de Infraestrutura e Obras, Marcos Monteiro, comentou sobre a obra. “A primeira importância é a segurança das pessoas, esse Viaduto Santa Ifigênia estava deteriorado. Um viaduto que tem mais de um século recebeu algumas reformas pontuais, mas hoje realizamos uma recuperação total, desde a parte da estrutura metálica, concreto, recomposição da impermeabilização e esse piso que respeita totalmente as condições originais”, disse o secretário.

Obra foi autorizada por órgãos de proteção ao patrimônio 

A revitalização do local foi autorizada pelos órgãos municipais de proteção ao patrimônio (Conpresp e DPH) e preservou as características originais do viaduto, como as tradicionais pastilhas do piso, além de elementos arquitetônicos descaracterizados. 

Continua depois da publicidade

Viaduto Santa Ifigênia

De estilo art nouveau, o viaduto Santa Ifigênia teve sua estrutura trazida da Bélgica e foi inaugurado em 26 de julho de 1913.

É um dos mais famosos cartões-postais da cidade, por ligar dois pontos históricos: Largo São Bento e a Igreja de Santa Ifigênia, e permitir a travessia sobre o Vale do Anhangabaú e a avenida Prestes Maia.

Falhas em pastilhas 

Procurada para comentar as obras, a Prefeitura de São Paulo pontuou a importância da reforma e ressaltou uma falha nas pastilhas. 

Continua depois da publicidade

"A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, entregou o Viaduto Santa Ifigênia completamente restaurado. Com 111 anos de história, a estrutura passou por uma série de intervenções visando garantir sua segurança, durabilidade e preservação deste importante ícone histórico da cidade. As obras incluíram a recuperação da laje, impermeabilização, restauração da estrutura metálica e recomposição do piso, com a instalação de aproximadamente 7,2 milhões de pastilhas, respeitando integralmente as características originais do viaduto. Foi constatado que uma pequena parte das pastilhas se desprendeu do piso. Os serviços corretivos necessários serão executados dentro da garantia contratual das obras, sem custos adicionais para o Município". 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados