Vai começar o mata-mata da Copa do Mundo de 2026. Neste domingo (27/6), às 16h (de Brasília), África do Sul e Canadá se enfrentam pela primeira partida dos 16 avos de final. O duelo ocorre no Estádio SoFi, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Quem ganhar avança para as oitavas de final. Se o duelo terminar empatado, acontecerá uma prorrogação de 30 minutos. Persistindo a igualdade no tempo extra, o classificado será conhecido nas cobranças de pênaltis.
Como vem África do Sul e Canadá?
Os canadenses terminaram na segunda posição do Grupo B após derrota de 2 a 1 para a Suíça, na rodada final da chave. Já os africanos, após estrear perdendo para o México por 2 a 0, mostraram poder de reação e arrancaram para a segunda posição do Grupo A com triunfo de 1 a 0 sobre a Coreia do Sul.
Jesse Marsch, técnico do Canadá, procurou acalmar seus jogadores após a derrota para a Suíça, que tirou o primeiro lugar do grupo. Para ele, os canadenses estão jogando em alto nível e podem avançar.
Em relação ao time que vai a campo, a grande expectativa está pela utilização de Alphonso Davies. O lateral-esquerdo, estrela da companhia, pode começar jogando, embora a tendência seja ele, se recuperando de lesão, iniciar no banco.
Pelo lado da África do Sul, o técnico Hugo Broos se tornou o treinador mais velho, 74 anos, a ir a um mata-mata de Copa do Mundo. Agora planeja as oitavas de final. A África do Sul deve ter uma mudança para este jogo: o volante Mokoena retorna de suspensão e vai ocupar a vaga de Appollis.
Trio de arbitragem português
O trio de arbitragem para este duelo será português. João Pinheiro apita o jogo, sendo auxiliado por Bruno Jesus e por Luciano Maia.
África do Sul x Canadá: onde assistir
A única partida da Copa do Mundo neste domingo, entre África do Sul e Canadá, terá transmissão pelo SBT (TV aberta), NSports (TV fechada) e pela CazéTV (Youtube, Disney+ e Amazon Prime). As emissoras do Grupo Globo — TV Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada) e GeTV (Globoplay) — ainda não confirmaram se vão trasmitir o jogo.s Unidos.
Prováveis escalações
ÁFRICA DO SUL: Ronwen Williams, Mudau, Mbekezeli Mbokazi, Okon e Modiba; Mokoena, Mbatha, Sithole e Mofokeng; Maseko e Makgopa. Técnico: Hugo Broos.
CANADÁ: Maxim Crépeau, Alistair Johnston, Derek Cornelius, Luc de Fougerolles e Richie Laryea; Stephen Eustáquio, Ali Ahmed, Tajon Buchanan e Liam Millar; Jonathan David e Cyle Larin. Técnico: Jesse Marsch.
