Três camisas relacionadas a Pelé, o maior e melhor jogador de futebol todos os tempos, foram furtadas durante um evento em que participaram os donos da livraria Barrilete, no centro de São Paulo, nesta semana. Os sócios foram às redes sociais para pedir ajuda para localizar as relíquias.
“A gente sabe que muito colecionador de camisas segue a gente por aqui e queríamos pedir ajuda para tentar localizá-las. Se você vir uma ou algumas delas em qualquer lugar, pedimos que nos avise”, escreveu o estabelecimento especializado em futebol.
Uma das camisas foi feita pela Nike para a Copa do Mundo de 2026, e tem o autógrafo do Rei do Futebol. A outra é uma peça retrô do Santos, lançada pela marca Athleta, em alusão à primeira camisa vestida por Pelé pelo clube.
Por fim, a última delas é um relançamento do New York Cosmos feito pela Umbro Brasil em referência ao traje usado pelo Rei em 1976.
Não foi informado o dia exato que o furto teria acontecido. Em caso de informações, o perfil da livraria é livrariabarrilete.
Conheça a livraria
Dois sócios inauguraram a Livraria Barrilete, na Bela Vista, em julho de 2024. O espaço se difere de outras casas do tipo por ser focada exclusivamente em futebol, além de também ter um pequeno bar e café.
A local é tocado por Carlos Eduardo Mitsuo Nakaharada e Diego Rezende Polachini – obviamente, dois apaixonados pelo esporte mais popular do mundo.
“Livros sobre futebol costumam ficar escanteados pelas livrarias e atraem pouca atenção do leitor mais desatento. Tal situação contrasta com as inúmeras publicações e editoras especializadas na modalidade esportiva, de norte a sul do País”, explicou Carlos.
Segundo ambos, a ideia da livraria surgiu para dar luz a essas publicações, num ambiente que remete aos velhos balcões de botequim, “onde as conversas sobre futebol se desenvolvem não somente com saudosismo, mas principalmente com aquele conhecimento que todos temos um pouco sobre o jogo”.
O nome faz referência a um dos gols que Maradona marcou contra a Inglaterra, na Copa de 1986, considerado o mais bonito da história dos Mundiais. O narrador Victor Hugo Morales, emocionado, apelidou o lance de “barrilete cósmico”, ou uma “pipa cósmica”, numa tradução literal.
Diego nasceu um mês depois do lance mágico de Diego Armando Maradona. E recebeu seu mesmo nome, em homenagem do pai também apaixonado pelo esporte.
A Livraria Barrilete está na rua Doutor Luís Barreto, 103, na Bela Vista, e fica aberta de terça a domingo, das 10h às 18h.



