Parabéns, Palmeiras! Alviverde completa 108 anos de história

Em celebração de aniversário, Verdão anunciou seu novo terceiro uniforme com o slogan "é verde ou nada"

O clube lançou seu terceiro uniforme, em parceria com a Puma, como celebração ao seu aniversário de 108 anos

O clube lançou seu terceiro uniforme, em parceria com a Puma, como celebração ao seu aniversário de 108 anos | Divulgação Puma

Fundado em 26 de agosto de 1914, o Palmeiras completa nesta sexta 108 de muita história e conquistas, para a alegria de seus torcedores.

Continua após a publicidade

Hoje oficialmente chamado de Sociedade Esportiva Palmeiras, o Verdão tem raízes italianas e foi batizado em sua fundação de “Palestra Itália”, em 1914.

Continua após a publicidade

Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil declarou guerra ao Eixo, o governo de Getúlio Vargas proibiu e, consequentemente, determinou as mudanças de nomes que fizessem menção direta ou indireta à Itália, à Alemanha e ao Japão.

Continua após a publicidade

O Palestra Italia original escolheu o nome “Palmeiras” por ser a letra P a mesma inicial de Palestra, mantendo assim um vínculo com sua antiga denominação. O novo nome também é uma homenagem à extinta “Associação Atlética das Palmeiras”, na qual alguns jogadores do Palestra haviam jogado.

Continua após a publicidade

Em 2009, o Palmeiras utilizou um uniforme azul, em homenagem a seleção italiana de futebol. Daí o grito popular entre os palmeirenses de “Avante Palestra”.

Continua após a publicidade

As academias palmeirenses – 1º Academia (1961-1970):

Continua após a publicidade

Com um belíssimo futebol apresentado, era tão prazeroso assistir a um jogo do Palmeiras que muitos na época definiam como uma verdadeira “aula de futebol”. Este fato levava torcedores dos mais diversos clubes a assistir aos jogos da “Academia”.

Continua após a publicidade

Com um elenco repleto de jogadores renomados do futebol nacional que tiveram passagem pela Seleção Brasileira, como Valdir de Morais, Djalma Dias, Djalma Santos, Julinho, Ademir, Servílio entre outros, o time da Academia foi um dos poucos que conseguiu derrotar o Santos de Pelé, considerado uma das maiores equipes de futebol de todos os tempos, impedindo assim que o Peixe conquistasse o 12º Paulista consecutivo.

Continua após a publicidade

O momento mais marcante do período da Academia de Futebol aconteceu em 1965, quando a equipe inteira do Palmeiras – desde o técnico até o massagista, e, claro, os jogadores – representou a Seleção Brasileira em um amistoso contra a seleção do Uruguai que fez parte dos festejos de inauguração do Estádio Magalhães Pinto, o “Mineirão”.

Continua após a publicidade

A partida ocorreu no dia 7 de setembro (data da Independência brasileira), e o Palmeiras venceu o Uruguai por 3 a 0. Pela primeira vez na história do futebol nacional, um único clube representava a Seleção Brasileira.

Continua após a publicidade


2º Academia (1971-1980)

Continua após a publicidade

Pouco tempo após o fim da Primeira Academia, novos reforços se uniram aos remanescentes Dudu e Ademir da Guia na formação da Segunda Academia, que desfilou talento pelos gramados na mesma proporção em que conquistou títulos – o time foi três vezes campeão paulista (uma delas de forma invicta), foi bicampeão brasileiro, além de conquistar muitos outros títulos.

Continua após a publicidade

Por se tratar de mais uma equipe dominante e de belo futebol, com apenas dois jogadores remanescentes e todo o restante do time mudado, foi apelidada de “Segunda Academia” do Palmeiras.

Continua após a publicidade

Conquistas

Continua após a publicidade

O Palmeiras é o clube com mais títulos nacionais em todo o País, tendo dez ligas nacionais vencidas pelo Verdão, sendo nos anos de 1960, 1967/1, 1967/2, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016 e 2018.

Continua após a publicidade

São quatro Copas do Brasil vencidas pelo Verdão, nos anos de 1998, 2012, 2015 e 2020.

Continua após a publicidade

São também duas conquistas de Série B, 2003 e 2013, que mostram que mesmo com péssimos momentos, o Palmeiras soube se reinventar e seguir sua vasta história de conquistas, não se abatendo com dois descensos na elite do futebol. A “torcida que canta e vibra” vivia difíceis momentos, mas sem abandonar jamais, iriam viver num futuro próximo anos de bonanza.

Continua após a publicidade

Atual campeão Paulista, o time tem 24 títulos, vencidos em 1920, 1926, 1927, 1932, 1933, 1934, 1936, 1940, 1942, 1944, 1947, 1950, 1959, 1963, 1966, 1972, 1974, 1976, 1993, 1994, 1996, 2008, 2020 e 2022.

Continua após a publicidade

Time brasileiro com mais vitórias na história da Libertadores, o Alviverde mostrou o peso que tem sua camisa ao eliminar o Atlético-MG mesmo com dois jogadores a menos na maior parte do tempo jogado.

Continua após a publicidade

Atual bicampeão da competição (2020 e 2021), o Verdão faz na atual edição aquela que pode ser coroada como a melhor campanha da história da competição, mostrando verdadeiramente o que diz seu hino “defesa que ningúem passa, linha atacante de raça“. Em 1999, de forma heróica e tendo vencido inclusive seu arquirrival Corinthians durante a trajetória, o clube levantava o primeiro troféu do torneio. Ao lado de São Paulo, Santos e Grêmio, é o time brasileiro com mais conquistas da Libertadores da América.

Continua após a publicidade

Novo uniforme

Continua após a publicidade

O Palmeiras lançou na madrugada desta sexta-feira o seu novo uniforme número 3, que será usado no restante da temporada 2022. A camisa tem um tom mais claro de verde e conta com linhas e detalhes de patrocínio em verde limão.

Continua após a publicidade

O clube lançou seu terceiro uniforme, em parceria com a Puma, como celebração ao seu aniversário de 108 anos.