Santos anuncia venda de Soteldo ao Toronto e destrava punição da Fifa

O dinheiro será repassado ao time chileno e o Santos pagará mais 500 mil dólares (cerca de R$ 2,7 milhões) de forma parcelada

Soteldo foi barrado no aeroporto do Chile

O Santos anunciou neste sábado (24) a venda do meia venezuelano Yeferson Soteldo, 23, ao Toronto FC. | Ivan Storti/Santos FC

O Santos anunciou neste sábado (24) a venda do meia venezuelano Yeferson Soteldo, 23, ao Toronto FC, clube canadense que disputa a Major League Soccer, por US$ 6 milhões (cerca de R$ 34 milhões).

Continua após a publicidade

Com a transferência, o clube da Vila Belmiro destrava a punição da Fifa que o impedia de contratar atletas, fruto da dívida com o Huachipato (CHI), clube anterior de Soteldo.

Continua após a publicidade

O dinheiro será repassado ao time chileno e o Santos pagará mais 500 mil dólares (cerca de R$ 2,7 milhões) de forma parcelada.

Continua após a publicidade

O time brasileiro ainda conseguiu incluir na negociação cláusula em que ficará com 12,5% do lucro de uma venda futura de Soteldo.

Continua após a publicidade

“Foi uma proposta que o Huachipato também aceitou e, principalmente, que o atleta queria. Não podíamos segurar o Soteldo, diante desse cenário. Na verdade, o Santos comprou, mas nunca pagou”, disse o presidente Andrés Rueda ao site oficial do clube.

Continua após a publicidade

“Com este Transfer Ban resolvido, abrimos uma janela para podermos considerar a contratações pontuais, dentro da responsabilidade financeira que assumimos no clube, de atletas para encorpar o elenco, dada a participação em muitas competições de forma simultânea.”

Continua após a publicidade

Soteldo foi contratado pelo Santos em 2019 e, em 104 partidas pela equipe, anotou 20 gols. Na última temporada, foi um dos destaques da equipe vice-campeã da Copa Libertadores. Na prática, o clube brasileiro ficou com o jogador por dois anos sem pagar um centavo ao Huachipato.

Continua após a publicidade

“Temos de agradecer ao Soteldo por esse período no Santos, que tanto nos trouxe alegrias e por sua combatividade em campo. Certamente gostaríamos que ficasse mais e fizesse história com a nossa camisa. Desejamos sorte em seu novo clube”, completou o presidente Rueda.