X

NOVAS LICENÇAS

Cidade de SP vai iniciar sorteio de alvarás de táxi em 1º de fevereiro

5 mil novos alvarás para taxistas na cidade de São Paulo serão sorteados a partir de 1º de fevereiro; houve quase 14 mil inscritos

Bruno Hoffmann

Publicado em 24/01/2023 às 11:45

Atualizado em 24/01/2023 às 12:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Táxis no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da Capital / Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

A Prefeitura de São Paulo vai iniciar em 1º de fevereiro o sorteio dos 5 mil alvarás de táxi para atuar na capital paulista. As inscrições se encerraram em 20 de janeiro deste ano, e houve 13.797 interessados, segundo o Departamento de Transportes Públicos da gestão municipal.

Veja como ficou a proporção interessado/vagas de alvarás:

- 500 vagas destinadas a pessoas com deficiência: 180 interessados

- 1.500 vagas para taxistas com mais tempo de profissão: 9.989 interessados

- 1.500 vagas para o público feminino: 1.613 interessadas

- 1.500 vagas para veículos com tecnologia elétrica ou híbrida: 2.015 interessados

Os sorteios serão realizados por meio do Software de Escolha dos Bilhetes Premiados da Nota Fiscal Paulistana, e vão começar em 1º de fevereiro.

Será feito dessa forma: em 1º de fevereiro o sorteio será em relação aos alvarás para deficientes. Já no dia 2 será a vez das mulheres, no dia 3 de quem tem carros híbridos ou elétricos.

No caso das licenças voltadas para taxistas com maior tempo de atividade profissional não haverá sorteio. A regra será elencar o candidato com mais tempo de atividade regular até o com menor tempo de trabalho formal nas ruas da Capital. A lista será divulgada em 28 de fevereiro.

"A comissão informa que irá analisar as inscrições realizadas a fim de que seja constatado o preenchimento dos requisitos mínimos exigidos aos inscritos de cada edital”, informou o Departamento de Transportes Públicos, em nota.

Os alvarás que não forem preenchidos em cada critério para o pote final, para um sorteio geral. Esse deve ser o caso dos deficientes, que teve menos inscritos do que alvarás disponíveis.

Entenda

Em setembro do ano passado, a Prefeitura de São Paulo anunciou a abertura de 5 mil novos alvarás de táxi na capital paulista. Os taxistas com mais tempo de profissão, mulheres, condutores com deficiência e profissionais que usam carros elétricos ou híbridos teriam prioridade.

“Acabei de assinar um decreto que aumenta em mais 5 mil os alvarás para os táxis de São Paulo", afirmou o prefeito Ricardo Nunes (MDB), em um evento com profissionais do setor.

A última vez que a gestão municipal havia aberto sorteio de alvarás para taxistas tinha sido em 2015, com os táxis pretos.

Atualmente a  Capital conta com 36.176 alvarás de táxi, sendo 2.926 de taxistas mulheres. A expectativa é que o número total de alvarás na cidade passe para 41.176 após o término do processo.

Os interessados em participar do sorteio devem possuir o Condutax (Cadastro Municipal de Condutores de Táxi), documento pessoal e intransferível, que habilita o cidadãoa exercer esta atividade.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Apagão 2024

Mancha solar reaparece e pode causar apagão

A tempestade desse mês foi marcada por auroras boreais e austrais em vários lugares do mundo

LITORAL FLUMINENSE

Surfista de Guarujá conquista etapa nacional em Saquarema

O atleta entrou no torneio durante o tratamento de uma torção de joelho, e mesmo assim garantiu a primeira colocação

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter