Forças de segurança da Baixada Santista receberão R$ 70 milhões em investimentos

A verba servirá para reestruturar as unidades policiais, as viaturas e equipamentos; confira investimentos

Baixada Santista vai receber R$ 70 milhões para reestruturar forças de segurança

Baixada Santista vai receber R$ 70 milhões para reestruturar forças de segurança | Divulgação/Governo do Estado

Em anúncio feito nesta segunda-feira (11) durante evento do Ciclo Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), a Secretaria da Segurança Pública (SSP), vai destinar cerca de R$ 70 milhões em investimentos para reestruturação das forças de segurança dos municípios da Baixada Santista.

Continua após a publicidade

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Continua após a publicidade

Os valores serão destinados para reforma de unidades policiais e para aquisição de equipamentos e viaturas que irão auxiliar na proteção da população local. Segundo informações do Governo do Estado.

Continua após a publicidade

“Nós temos que fornecer as ferramentas necessárias para os policiais cumprirem suas missões, em especial, no enfrentamento às organizações criminosas”, destacou o secretário Guilherme Derrite.

Continua após a publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua após a publicidade

Investimentos

Entre os investimentos previstos anunciados pela gestão estão a destinação de 60 viaturas para a região, dois barcos blindados para a companhia marítima, a conclusão da obra do 21º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), localizado no Guarujá, e a reforma da sede do Deinter 6, em Santos.

Continua após a publicidade

No evento também foi apresentado o efetivo que passa a atuar nas cidades da Baixada Santista. Os 300 policiais militares que se formaram na última escola de soldados foram designados para a região. O mesmo vai acontecer com os policiais civis que estão na Academia de Polícia e que, a partir do meio do ano, vão reforçar o efetivo na região.

Continua após a publicidade

A Baixada Santista também contará com o monitoramento de infratores soltos em audiências de custódias. O projeto teve início na cidade de São Paulo e será expandido para a região. Parte das mil tornozeleiras contratadas para a capital paulista será destinada para os municípios litorâneos. Além disso, o projeto V.I.D.A, que permite a policiais o acesso aos dados de condenados que cumprem penas alternativas à prisão, receberá dez viaturas exclusivas para a fiscalização do cumprimento das medidas cautelares. Em caso de descumprimento, os PMs deverão comunicar o Judiciário eletronicamente, que decidirá sobre a manutenção ou não do benefício.

Continua após a publicidade

“Nós estamos diante de uma mudança de comportamento por parte do Estado, com investimentos em tecnologia, contratação de policiais e valorização salarial. Aqui é a situação mais desafiadora que temos. O combate ao crime organizado, por conta da cadeia logística que envolve o tráfico internacional de drogas, acabou no reforço do policiamento com maior ênfase aqui na região. E isso está permeando as decisões estratégicas e institucionais da SSP”, explicou o secretário. “Enquanto houver crime organizado atuando na Baixada Santista haverá força policial proporcional para combater a criminalidade”, completou o secretário.”

Continua após a publicidade

Ciclo estadual do Conseg 

Para valorizar a participação dos voluntários, a SSP promoveu o evento para os municípios da região. Além de reconhecer o esforço dos integrantes, a nova etapa promove a capacitação dos presidentes dos Consegs com o objetivo de fortalecer as ações desenvolvidas nas comunidades.

Continua após a publicidade

“Essa ação é um reconhecimento e uma retribuição ao trabalho de vocês que nos trazem um diagnóstico dos problemas da região”, afirmou o secretário durante o evento.

Continua após a publicidade

“Nosso objetivo é ampliar e valorizar a atuação dos Consegs. Por isso, essa é uma das diversas iniciativas adotadas pelo conselho para ouvir as demandas e solicitações das regiões”, observou o coronel Leonardo Izipon, coordenador estadual do Conseg.

Continua após a publicidade

O evento foi a oportunidade de reunir 23 Consegs da Baixada Santista. “Com a ajuda do Conseg, conseguimos resolver boa parte das demandas que surgem dentro dos conselhos. Hoje, estamos investindo na Vizinhança Solidária para reforçar a participação da comunidade”, disse a presidente do Conseg de Praia Grande, Regiane Roemer.

Continua após a publicidade

*Texto sob supervisão de Matheus Herbert