Governo de SP entrega 170 ônibus no ABC e inaugura acesso ao Rodoanel

Governador também anunciou a revitalização do Viaduto da Independência, que liga São Caetano do Sul à Capital

Rodrigo Garcia entrega ônibus da EMTU em São Caetano do Sul

Rodrigo Garcia entrega ônibus da EMTU em São Caetano do Sul | Divulgação

O governador Rodrigo Garcia (PSDB) entregou nesta sexta-feira (1º), em São Caetano do Sul, 170 ônibus para atender linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) na região do ABC.

Continua após a publicidade

Na ocasião, ele anunciou a abertura de processo licitatório para revitalização do Viaduto da Independência, que faz ligação do centro do município com a Avenida do Estado, em São Paulo. Em Itaquaquecetuba, Garcia inaugurou o novo acesso ao Rodoanel pela Rodovia Ayrton Senna.

Continua após a publicidade

“Fico muito feliz em vir aqui entregar mais 170 ônibus, com toda a qualidade, que vão substituir os veículos velhos. Isso é transportar a população mais carente com dignidade, os ônibus têm ar-condicionado, wifi, entrada USB, todo mundo vai estar conectado e tendo um serviço de grande qualidade”, afirmou Garcia.

Continua após a publicidade

Os 170 novos veículos, operados pela Next Mobilidade, contribuem para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos cerca de 182 mil passageiros que diariamente se deslocam pelas 96 linhas entre os municípios de Diadema, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Continua após a publicidade

A nova frota, colocada para operação gradativamente desde abril de 2022, é composta por 70 ônibus novos zero quilômetro e 100 veículos seminovos, com chassi Mercedes Benz, carroceria Caio Apache Vip e motor Euro V, tecnologia que garante eficiência energética e baixa emissão de poluentes. Os veículos possuem ar-condicionado, elevador para pessoas com mobilidade reduzida e são equipados com wi-fi e tomadas USB para recarga de eletrônicos.

Continua após a publicidade

Essa remodelação e modernização da frota intermunicipal da região contou com investimento de R$ 70,5 milhões realizado pela Next Mobilidade (ABC Sistema), SPE (Sociedade de Propósito Específico) criada a partir da prorrogação por 25 anos do contrato de concessão com a Metra, operadora do Corredor ABD.

Continua após a publicidade

Viaduto da Independência

Continua após a publicidade

O governador anunciou a liberação de R$ 10 milhões para a construção de um Parque Linear em São Caetano do Sul, além da abertura de processo licitatório para revitalização do Viaduto da Independência.

Continua após a publicidade

Os recursos de R$ 26 milhões ao viaduto serão repassados para a remoção das tubulações de água existentes, construção de pórtico em estrutura de aço para fixação de estais, construção de viga de apoio interna ao “caixão perdido” do viaduto para fixar os estais, substituição dos aparelhos de apoio, jateamento e lixamento das estruturas de concreto e recuperação de todas as juntas de dilatação do viaduto. As obras também contemplam pavimentação asfáltica, rede de drenagem, iluminação em LED e sinalização viária.

Continua após a publicidade

Investimentos em Itaquaquecetuba

Continua após a publicidade

A partir de agora, para acessar o Rodoanel – Trecho Leste em Itaquaquecetuba, o usuário pega a saída do km 36 e segue pela Rodovia Ayrton Senna até a altura do km 45, onde é realizado o retorno para o anel viário. Com a alça completamente readequada, o trajeto será reduzido em 18 quilômetros.

Continua após a publicidade

Foram realizadas intervenções para melhorias do dispositivo com a implantação de equipamentos de segurança como barreiras rígidas para segregação do fluxo de veículos de longa distância, nova sinalização (com novas placas e pintura de faixas), com investimento de mais de R$ 2 milhões. Durante os serviços, executados pela concessionária Ecopistas, foram gerados 45 novos postos de trabalho.

Continua após a publicidade

“Depois de tanto tempo a alça está aberta e não tenho dúvidas de que mais empresas vão se instalar em Itaquaquecetuba por conta dessa obra”, destacou o governador.

Continua após a publicidade

Foram assinados três convênios entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e a prefeitura de Itaquaquecetuba. Ao todo serão investidos R$ 22 milhões em obras que contemplam pavimentação, recapeamento e construção de muro arrimo em diversas vias do município.

Continua após a publicidade

O governador entregou 361 títulos de propriedade no bairro Jardim Americano, em Itaquaquecetuba, por meio do Programa Cidade Legal, que acelera e desburocratiza o processo de regularização fundiária, sem custo aos municípios e aos moradores.

Continua após a publicidade

Também foi anunciada a averbação do Empreendimento Itaquaquecetuba M, que conta com 220 apartamentos, localizado no bairro Chácara Águas da Prata. As unidades foram regularizadas e averbadas pela CDHU. Dessa forma, os mutuários poderão obter a escritura definitiva de suas moradias assim que quitarem o financiamento, tornando-se de fato os proprietários dos imóveis.

Continua após a publicidade

Ainda no município, Garcia participou da formatura de 511 participantes do programa Prospera Família, 508 mulheres e três homens, que fizeram cursos de maquiagem, customização de roupas, confeitaria, operador de caixa e técnicas de vendas. No total, receberam R$ 3,8 mil ao longo dos 12 meses do programa, que é voltado a mães e pais solos com filhos na primeira infância e em situação de extrema pobreza.