X

TURISMO

De olho nas férias: os cuidados para escolher o hotel ideal

Segundo especialistas, para escolher o hotel ideal é preciso levar em consideração, entre outros pontos, o perfil do viajante

Gladys Magalhães

Publicado em 11/06/2024 às 14:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para evitar frustrações é preciso cuidado na hora de escolher o hotel ideal / StockSnap por Pixabay

As férias escolares estão chegando e muita gente já está planejando passeios para fazer com a família. Para evitar frustrações é preciso cuidado na hora de escolher o hotel ideal conforme é possível observar nas dicas a seguir.

Saiba qual é o seu perfil

Saiba como escolher um hotelFreepik

Segundo especialistas, o primeiro passo na hora de escolher um bom hotel é saber exatamente qual o seu perfil de viajante. Em outras palavras, o que você e seus companheiros de viagem esperam dos dias de descanso.

“Se a pessoa viaja sozinha é possível se hospedar em um hostel, por exemplo, um tipo de acomodação que facilita conhecer novas pessoas. Já se viaja em família com crianças, pode procurar uma estadia que ofereça serviços específicos para os pequenos, como um kids club”, aconselha a Booking.com.

A empresa também chama a atenção para o valor que se pretende gastar com hospedagem. “Pensando em uma viagem mais econômica, o viajante pode buscar estadias que estejam dentrode uma faixa de preços determinada, locais que oferecem cancelamentográtis ou permitem reservas sem cartão de crédito, entre outros.”

Para não errar na escolha do hotel, a professora Viviane Spadaro Di Gesu, coordenadora do curso de gestão de turismo da Cruzeiro do Sul Virtual, acredita que o viajante deve levar os seguintes aspectos me consideração:

  • Localização conveniente;
  • Medidas de segurança eficazes;
  • Diversidade de serviços disponíveis no hotel;
  • Boa relação custo-benefício;
  • Avaliações e recomendações em diversas plataformas, como o próprio site do hotel, demais sites, redes sociais, YouTube, entre outros;
  • Política de cancelamento flexível;
  • Qualidade e conforto das acomodações.

Viagens com crianças e idosos

Viajar com criança e idosoFreepik

Quem viaja com crianças e idosos deve ter um olhar ainda mais especial na hora de escolher o hotel para as férias. De acordo com Viviane, é fundamental considerar a acessibilidade do hotel, a variedade de atividades disponíveis, verificar se tem refeições especiais adaptadas, além da segurança das instalações para prevenir acidentes.

Outro ponto importante é o espaço disponível para a família. “Uma dica na hora de reservar uma acomodação é filtrar por locais que ofereçam quartos para famílias, que conseguem acomodar um número maior de pessoas. Outra possibilidade é buscar por casas e apartamentos inteiros, o que permite que a família toda se hospede num único local com mais privacidade”, diz a Booking.

Viagem com pets

Viagem com petFreepik

Além da família, atualmente, é comum encontrar pessoas que viajam com pets. Neste caso, é fundamental garantir que o hotel seja verdadeiramente acolhedor aos pets, indo além de simplesmente permitir a presença do animal.

“É importante verificar se há áreas específicas para os animais, como espaços para passeio, regras claras referentes à estadia dos pets e a disponibilidade de serviços especializados, como pet-sitter (uma pessoa designada para zelar pelo bem-estar e segurança do pet na ausência do tutor)”, observa Viviane.

Hotéis no exterior

Viagem internacional Lifestylememory/Freepik

A reserva de hotéis no exterior exige atenção redobrada. Entre os pontos a serem considerados estão a localização, se é perto ou não dos pontos turísticos que se pretende visitar, e a oferta de café da manhã, um dos itens mais desejados pelos brasileiros, segundo pesquisa da Booking.com.

A segurança da região na qual o hotel está localizado também deve ser pesquisada. Além disso, é importante verificar a política de cancelamento do espaço, a aceitação de cartões de crédito internacionais e a disponibilidade de comunicação em outros idiomas.

“Pesquise também a reputação do hotel em sites internacionais e nacionais em diversas plataformas para evitar surpresas desagradáveis”, aconselha Viviane.

Para não cair em ciladas

Infelizmente, não é difícil cair em ciladas na hora de reservar um hotel, especialmente se o local não for muito conhecido. Dessa forma, para confirmar a veracidade das informações online sobre um hotel, recomenda-se checar várias fontes, como sites de avaliações de viagens, redes sociais, vídeos de hóspedes e fotos do estabelecimento.

“Um ponto importante na hora de escolher uma hospedagem é conferir as avaliações que outros hóspedes fizeram sobre o local, dado que elas trazem informações relevantes e atualizadas para garantir que as experiências dos turistas correspondam às suas expectativas”, diz a Booking.com.

A professora da Cruzeiro do Sul Virtual completa: “Entrar em contato diretamente com o hotel também é aconselhável para esclarecer dúvidas e confirmar as informações.”

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ESTUPRO DE VULNERÁVEL

Pai é preso acusado de abusar de filha internada em UTI no ABC paulista

Câmeras escondidas flagraram o crime; vítima permanece em hospital

Feminicídio

Corpo de atendente executada dentro de loja é sepultado; suspeito segue foragido

Corpo de Aline Aparecida de Moura, de 34 anos, foi sepultado nesta quinta-feira (13), em Sorocaba; principal suspeito do crime, ex-namorado da vítima, está foragido

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter