X

Saúde Pública

Dia do Doador de Sangue: veja o porquê essa data é tão importante

Entenda a sua importância de doar sangue e o surgimento da data

Raphael Miras

Publicado em 10/06/2024 às 12:15

Atualizado em 10/06/2024 às 14:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado no dia 14 de junho / Freepik

O Dia do Doador Voluntário de Sangue é celebrado no mundo inteiro e serve para agradecer os doadores que por razões altruístas fazem uma ação que salva-vidas. 

A data também visa conscientizar sobre a necessidade de aumentar o número de doadores e de fazer doações regulares para quem precisa tenha acesso oportuno ao sangue e produtos sanguíneos seguros e de qualidade, como componente fundamental dos sistemas de saúde.

Nesta matéria, a Gazeta preparou um pouco mais da importância de doar sangue e de como essa data surgiu, confira;

Como surgiu essa data?

A data do Dia Mundial do Doador de Sangue foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2014. Ela foi escolhida no dia 14 de junho, porque é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, que foi um imunologista austríaco de 1868 que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

A importância da data

Doar sangue é um ato de generosidade e solidariedade que pode salvar vidas. Aqui estão algumas razões pelas quais a doação de sangue é tão importante:

1. Salva Vidas

Jovem de camiseta vermelha detém gota na mão, a segunda mão gravada com remendo depois de dar sangue no fundo cinza.Jovem de camiseta vermelha, detém gota na mão, a segunda mão gravada com remendo após dar sangue. Foto: user11553839 / Freepik

O sangue é essencial em uma variedade de situações médicas, incluindo cirurgias, tratamento de câncer, transfusões para pacientes com anemia ou em casos de trauma grave. Uma única doação pode salvar até três vidas.

2. Não Pode ser Fabricado

Apesar dos avanços na medicina, o sangue humano não pode ser fabricado artificialmente. Portanto, a única fonte de sangue é através da doação voluntária de indivíduos saudáveis.

3. Curto Prazo de Validade

O sangue tem um prazo de validade limitado. Os componentes do sangue, como glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma, têm diferentes períodos de armazenamento, mas todos têm um tempo limitado. Doações regulares são necessárias para manter os estoques de sangue.

4. Emergências e Desastres

Paramedicos resgatando uma mulher durante um desastreParamedicos resgatando uma mulher durante um desastre / Foto: EyeEm

Em casos de emergências, como desastres naturais ou acidentes graves, a demanda por sangue pode aumentar drasticamente. Ter um suprimento adequado de sangue disponível é crucial para responder a essas situações.

5. Tratamentos Médicos Avançados

Avanços na medicina, como transplantes de órgãos e tratamentos para doenças graves, muitas vezes exigem transfusões de sangue. Sem doadores de sangue, esses tratamentos seriam impossíveis.

6. Doação Segura e Voluntária 

Doar sangue é um procedimento seguro e voluntário. Antes de doar, os doadores passam por uma triagem médica para garantir que estão saudáveis e elegíveis para doar. Todo o processo é realizado por profissionais de saúde qualificados.

7. Impacto Comunitário

Close-up de mãos empilhadasClose-up de mãos empilhadas / Foto: Freepik

Doar sangue não apenas beneficia o receptor direto da transfusão, mas também tem um impacto positivo na comunidade na totalidade. A solidariedade demonstrada pelos doadores cria laços mais fortes na comunidade e promove um senso de responsabilidade compartilhada pelo bem-estar dos outros.

*Texto sob supervisão de Suzana Rodrigues

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

MOBILIDADE URBANA

Linha 6-Laranja: túneis se encontram na zona norte de SP

Cerimônia celebrou o encontro dos túneis da futura estação Brasilândia e do Pátio Morro Grande

Leilão de veículos

Detran-SP realiza leilão online com lances a partir de R$ 2 mil

Carros conservados e sucatas disponíveis; visite e faça seu pré-lance em julho

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter