X

DATA IMPORTANTE NO BRASIL

Dia dos Povos Indígenas: Saiba qual é a história por trás dessa data

Data tem como objetivo celebrar a diversidade das culturas e das histórias dos povos indígenas brasileiros

Leonardo Sandre

Publicado em 18/04/2024 às 15:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril / Valter Campanato/Agência Brasil

O Dia dos Povos Indígenas é celebrado em 19 de abril. A data tem como objetivo celebrar a diversidade das culturas e das histórias dos povos indígenas brasileiros.

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Quando criada, a data era chamada de Dia do Índio, e assim permaneceu durante quase 60 anos, até passar a se chamar "Dia dos Povos Indígenas"

Abaixo, a Gazeta explica mais detalhes sobre a origem e a importância da data. Veja.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Origem do Dia dos Povos Indígenas

A data surgiu em 1943, durante a ditadura do Estado Novo. A existência do dia teve importante participação de Marechal Rondon, conhecido indigenista brasileiro e foi implantada durante o governo de Getúlio Vargas.

Além disso, a data foi criada por influência do Congresso Indigenista Interamericano que havia sido realizado no México em abril de 1940.

O propósito do evento foi de debater a situação dos povos indígenas em toda a América, refletindo sobre ações que os governos do continente poderiam adotar para garantir os direitos dos povos indígenas e a preservação de suas culturas.

O acontecimento teve uma grande adesão e só não contou com a participação de três países da América: Paraguai, Haiti e Canadá.

Uma das decisões vindas desta reunião foi a da criação de uma data comemorativa em todas as nações do continente americano a fim de celebrar os povos indígenas de cada país.

A ideia central do dia é celebrar a cultura e história dos indígenas brasileiros, combater preconceitos contra eles e estabelecer políticas públicas que garantam os direitos dos povos originários.

Por que o dia 19 de abril?

Os participantes desse congresso sugeriram que a data ideal para a criação seria o 19 de abril, quando os representantes indígenas iniciaram sua participação no Congresso.

Por que o Dia do Índio foi alterado para Dia dos Povos Indígenas?

Quando criado, foi batizado de "Dia do Índio" e assim permaneceu sendo chamado por quase 60 anos. Contudo, o nome gerava um grande desconforto na comunidade indígena, já que a palavra “índio” é entendida por eles como preconceituosa por ter um sentido negativo no senso comum, referindo-se a algo “selvagem” e “atrasado”.

A mudança ocorreu pois "povos indígenas" é um termo considerado mais apropriado na visão da comunidade indígena. A palavra "indígena" refere-se à ideia de povos originários, os primeiros residentes de um lugar.

Considerando isso, um projeto de lei foi apresentado, em 2019, para alteração do nome da data comemorativa.

Esse projeto foi aprovado no Congresso Nacional e sancionado pela presidência em 8 de julho de 2022, determinando a alteração do nome Dia do Índio para Dia dos Povos Indígenas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Corinthians atropela o Racing-URU e se garante nas oitavas da Sul-Americana

Classificação às oitavas rende R$ 3 milhões aos cofres do clube, R$ 500 mil a mais do que seria com a vaga nos playoffs

Saidinhas

Congresso rejeita veto de Lula e proíbe 'saidinhas' de presos

Lula tentou manter uma lista mais ampla de possibilidades para as saídas temporárias

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter