A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 02 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Estilo de Vida

Dores de cabeça e no corpo: os sintomas severos causados pelo tempo seco

Diretor do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, em São Paulo, destaca os sinais que acendem o alerta para o estado de desidratação

Joseph Silva

10/09/2024 às 15:58  atualizado em 11/09/2024 às 19:37

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Médico afirma que tempo seco pode causar até dores nas costas; veja outros sintomas

Médico afirma que tempo seco pode causar até dores nas costas; veja outros sintomas | Freepik

Em períodos de clima árido, quem mora em grandes metrópoles, como São Paulo, sente na pele os sintomas causados pela baixa umidade do ar. Esse mal-estar é causado principalmente pela desidratação e pode desencadear diversos quadros sintomáticos. Descubra a seguir os principais sintomas causados pelo tempo seco.

Continua depois da publicidade

De acordo com o médico Antonio Carlos Madeira, diretor do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), é comum o aumento no número de pacientes com doenças respiratórias em períodos de seca.

O tempo árido contribui para o aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, quadro caracterizado, principalmente, pela falta de ar.

Sintomas causados pelo tempo seco 

Entre as principais manifestações sintomáticas causadas pela aridez, o médico destaca: tosse, falta de ar, cansaço, dores de cabeça, dores no corpo e até dores na coluna.

Continua depois da publicidade

"Esse ressecamento provoca muita indisposição. Um cansaço mais acentuado porque a gente não tá respirando bem", afirma.

Confira todos os sintomas citados pelo especialista: 

  • Tosse
  • Ressecamento da garganta
  • Ressecamento do nariz e vias respiratórias
  • Cansaço
  • Dores de cabeça
  • Dores no corpo
  • Dores nas costas
  • Falta de ar

Segundo Madeira, o quadro pode ser ainda mais grave em crianças e idosos. "A criança não nasce com sistema imunológico feito. Ela vai adquirir anticorpos. Então, uma criança de um ano de idade, por exemplo, é muito desprotegida", diz.

O médico alerta que os pacientes pediátricos têm maior propensão de internação. "As crianças que têm idade abaixo de 4 anos são aquelas que pioram mais. Algumas precisam até de UTI", acrescenta. 

Continua depois da publicidade

Familiares devem lembrar crianças e idosos sobre beber água 

Ainda de acordo com pediatra, os pais e responsáveis devem ficar atentos aos períodos em que os pequenos ficam sem se hidratar.

"Crianças podem brincar por longos períodos sem beber água", explica.

Outro público sensível às condições climáticas quentes são os mais velhos. "O idoso se esquece de tomar água. Então é legal que a família fique de olho".

Continua depois da publicidade

Medidas para aliviar os sintomas

Além de beber a quantidade adequada de água e procurar atendimento médico em casos mais graves, Madeira destaca algumas recomendações simples para aumentar o conforto respiratório.

Para os olhos, a dica é usar lubrificante sem medicamento. Nas narinas, soro fisiológico para diminuir o desconforto. À noite, a recomendação é procurar melhorar a umidade interna do quarto.

"Você molha toalha e estende ela perto de você no quarto, onde você vai dormir. Porque aí essa água que tá na toalha vai evaporando e aos poucos melhora a umidade relativa do ar no ambiente", completa.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados