A solicitação do Bilhete Único de Estudante para o ano letivo de 2026 poderá ser feita a partir desta terça-feira (6/1).
O pedido, tanto para a primeira via quanto para a revalidação do cartão, deverá ser realizado exclusivamente pelo Portal do DNE, desde que a instituição de ensino tenha encaminhado previamente os dados de matrícula do aluno à SPTrans.
Os estudantes que utilizarem o benefício pela primeira vez receberão o cartão no endereço informado no momento da solicitação.
A partir do dia 6, o valor da passagem de ônibus sobe de R$ 5 para R$ 5,30. O aumento foi anunciado em 29 de dezembro pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) e representa uma alta de 6%, acima da inflação acumulada no período, que foi de 3,9%, segundo o IPCA, do IBGE.
Como solicitar
Para concluir o processo, é necessário efetuar o pagamento da taxa de validação do benefício, no valor de R$ 37,10, equivalente a sete tarifas de transporte, já considerando o reajuste da passagem para R$ 5,30 a partir de 6 de janeiro de 2026. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, boleto bancário ou Pix.
Para solicitar o benefício, o estudante deve informar a unidade de ensino na qual estará matriculado em 2026. Após o envio dos dados pela instituição à SPTrans, a solicitação poderá ser concluída pelo site oficial do serviço.
Quem não possui um Bilhete Único de Estudante ativo, emitido a partir de 2022, deverá solicitar a primeira via do cartão.
Após a finalização do pedido, o bilhete será enviado em até 15 dias ao endereço escolhido. O uso do benefício ficará disponível após o desbloqueio do cartão no sistema, permitindo recarga e utilização normalmente.
Já possui bilhete?
Para os estudantes que possuem Bilhete Único de Estudante ativo, emitido a partir de 2022, poderão optar pela revalidação do cartão, sem necessidade de emissão de uma nova via.
Nesse caso, o aluno deverá garantir que o bilhete esteja em boas condições de uso, sem danos físicos, e com foto e numeração legíveis. Após a revalidação, o cartão estará liberado para recarga e uso mediante o pagamento da mesma taxa de R$ 37,10.
Cartões emitidos em 2021 ou em anos anteriores não poderão ser revalidados. Nessas situações, será obrigatória a solicitação de um novo Bilhete Único de Estudante, com envio ao endereço cadastrado, após o pagamento da taxa de validação.
As unidades de ensino puderam iniciar o envio dos dados de matrícula de alunos e professores desde 1º de dezembro de 2025, por meio do sistema do DNE.
O Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE/CadEscola) já está habilitado para receber as informações, conforme as orientações do manual destinado às instituições de ensino.
A SPTrans reforça que a solicitação do Bilhete Único de Estudante no fim do ano letivo de 2025, seja de primeira ou segunda via, não dispensa o pagamento da taxa de revalidação para garantir o benefício em 2026.
