Embaixo do metrô de SP existe uma ‘plataforma fantasma’ que você pode visitar

O espaço antes abandonado adquiriu uma utilidade surpreendente, mas não perdeu o aspecto de 'mal-assombrado'

Um dos lugares mais misteriosos de São Paulo fica no subsolo de uma estação de metrô

Um dos lugares mais misteriosos de São Paulo fica no subsolo de uma estação de metrô | Wilfredor/Wikimedia Commons

Além dos milhares de quilômetros de redes de água, esgoto, energia elétrica e internet, o subsolo de São Paulo guarda lugares surpreendentes, que instigam os moradores. 

Continua após a publicidade

Um deles é o subsolo da estação de metrô Pedro 2º, que pertence à Linha 3-Vermelha, localizada na Zona Central de São Paulo. 

Conhecida como “plataforma fantasma”, o andar inferior da estação foi construído há mais de 40 anos, com o objetivo de receber uma extensão da atual Linha 4-Amarela. No entanto, o projeto foi alterado e o espaço nunca foi usado para o transporte público.

Mudança nos planos

A história da “plataforma fantasma” começou ainda na década de 1960, com base no primeiro traçado do Metrô, que contemplava as quatro principais linhas: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela. 

Continua após a publicidade

O objetivo inicial era que a plataforma ligasse o bairro da Vila Bertioga, na Zona Leste, e a Rodovia Anchieta, na Zona Sul. Tudo isso por meio da Linha 4-Amarela. 

Porém, o projeto dessa linha foi alterado, mudando seu percurso para que terminasse na estação Luz em vez de Pedro 2º.

Atualmente a plataforma segue desativada, porque a implementação de uma nova linha teria um custo inviável e sem retorno para o Metrô. 

Continua após a publicidade

“Pedro 2º foi pensada naquela época. Foi um custo? Foi. Mas ficaria mais caro viabilizar uma nova linha [para utilizá-la]”, contou o coordenador de projeto de infra-estrutura de transporte do Metrô, Irineu Mangilli Filho, em entrevista para a Folha de S. Paulo.

Plataforma fantasma?

Devido ao abandono da plataforma, a crença de que ela é mal-assombrada é muito comum. Mas o lugar funcionou por mais de quatro décadas como um depósito de materiais e equipamentos para obras da rede metroviária.

Apesar disso, o espaço é repleto de fragmentos de uma estação que nunca existiu, como tótens, ferragem e acessos de escada abandonados, o que causa a sensação de lugar mal-assombrado.

Continua após a publicidade

Nova serventia

Depois de anos sendo utilizada como um armazém, a plataforma abandonada recebeu um novo papel em 2021.

Em temporadas de frio, ela funciona como um abrigo solidário para receber pessoas em situação de rua que moram no centro da cidade de São Paulo. 

No espaço, é possível encontrar camas, colchões e cobertores, além de café da manhã ao amanhecer e refeição durante a noite.