Às vésperas do Natal, a Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do rodízio municipal de veículos a partir desta segunda-feira (22/12). A liberação segue até 9 de janeiro de 2026, período em que o trânsito na Capital costuma registrar queda significativa por conta das festas de fim de ano e das férias escolares.
A medida, tradicional nesta época do ano, deve aliviar a rotina de motoristas que circulam pela cidade durante o recesso. A última interrupção do rodízio havia ocorrido no feriado prolongado do Dia da Consciência Negra.
Trânsito mais leve no fim de ano
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a decisão leva em conta a redução natural no volume de veículos entre o Natal e o início de janeiro. Viagens, recessos em empresas e a diminuição das atividades no centro expandido contribuem para um tráfego mais fluido.
Segundo a CET, nesse cenário, a restrição por final de placa deixa de ser necessária. Em anos anteriores, a suspensão temporária ajudou a evitar congestionamentos pontuais e facilitou o deslocamento em áreas comerciais, turísticas e de serviços.
Rodízio volta em janeiro
O rodízio municipal será retomado normalmente no dia 12 de janeiro de 2026, seguindo as regras habituais de circulação conforme o final da placa dos veículos.
A Prefeitura reforça que a suspensão vale apenas para o rodízio municipal. Outras normas de trânsito, como as faixas exclusivas de ônibus e as restrições da Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC), continuam em vigor.
Segundo a administração municipal, o esquema especial acompanha o comportamento histórico do trânsito no fim de ano e busca garantir maior fluidez viária durante o período de menor movimento na cidade.
